Boa forma

Para reduzir gordura corporal, Garoto Fitness BR fez tratamentos estéticos

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Depois de vencer o Garoto Fitness São Paulo 2013, Diogo se preparou com afinco para a etapa Brasil da competição no ano passado, mas não ganhou. "Fiquei em segundo lugar, então tive um ano para me preparar. Nesse tempo consegui corrigir minhas falhas e priorizar as áreas do corpo que precisava", explica o modelo, que focou no trabalho de ombro e no peitoral. A dedicação deu certo e Diogo ganhou o título de Garoto Fitness Brasil 2014. O concurso elege o homem mais bonito e sarado das academias do Brasil.

Nos primeiros seis meses, o modelo seguiu uma dieta para ganhar massa muscular rica em carboidrato, gorduras boas e proteína. "Comia em maiores quantidades, mas alimentos que já são permitidos nas dietas, como pão integral, arroz e batata-doce", elenca. Os treinos também passaram por alterações. "Não fiz aeróbico e os treinos eram mais curtos, com mais tempo de descanso entre as séries", explica Diogo, que fez uso de suplementos como creatina e whey protein neste período.

Nos quatro meses seguintes o modelo seguiu uma dieta mais restrita já focada no concurso. "Não comia carboidrato nem na primeira e nem na última refeição e oscilava a quantidade, tinha dias que comia um pouco mais e outros um pouco menos", afirma. O cardápio foi elaborado pelas nutricionistas da clínica Bella Forma.

A primeira refeição do mais sarado das academias do Brasil sempre era composta por proteína e uma gordura boa. "Normalmente era pasta de amendoim com 250 gramas de patinho moído", relembra. Outra opção que o modelo tinha neste horário era preparar uma omelete de 15 claras com duas gemas.

Como precisava se alimentar de três em três horas, Diogo fazia um lanche da manhã. "Uma porção de frango acompanhada de um carboidrato que podia ser arroz integral ou batata-doce", declara.

O cardápio do almoço do Garoto Fitness Brasil 2014 era frango com batata-doce ou arroz integral e folhas verdes à vontade. "Os legumes e verduras estavam liberados, especialmente os de cor verde escura, como brócolis e couve", relembra.

Diogo costumava treinar na parte da tarde e antes de começar a atividade fazia a suplementação pré-treino. "Tomava uma dose de whey protein, uma dose de glutamina, 5 gramas de BCAA e uma dose de farinha de aveia para dar um ânimo para treinar", afirma.

Depois de malhar, o modelo também suplementava para melhorar a perfomance. "Dessa vez tomava duas doses de whey protein, mais 5 gramas de BCAA e 5 gramas de glutamina", conta.

À noite, o jantar de Diogo era sempre composto de frango com batata-doce. "Não zerei carboidrato de noite, mas reduzia muito a quantidade que colocava no prato", revela. Na ceia, a refeição era ainda mais leve, 350 gramas de salmão cru sem shoyo, já que o molho tem muito sódio.

Durante a preparação para o concurso, o maior desafio para o modelo foi reduzir a quantidade de sódio do cardápio. "Não tive dia do lixo, mas o que mais senti falta foi reduzir os temperos da alimentação. Sofri um pouquinho de ficar sem comer farinha branca", confessa.

Circuito para ter baixo percentual de gordura

No ano passado, Diogo malhou para reduzir o percentual de gordura corporal e dessa vez a meta foi manter o máximo de massa magra com o menor percentual de gordura possível. "Na competição do ano passado fui pesando 90 quilos e nesta fui com 10 quilos a mais, só que com apenas 3,8% de gordura no corpo", afirma. A média de percentual de gordura dos homens é de 14 a 16%.

Para alcançar este resultado, o modelo seguiu um treino circuitado sem descanso. "Ao fim de cada exercício, fico 40 segundos subindo e descendo o step", conta. A rotina de treinos também foi puxada e diária. Diogo só tinha direito a um dia de descanso na semana. "Mesmo assim não deixava de fazer caminhadas, pois sinto falta de não fazer nenhum exercício", conta.

Diogo também contou com a ajuda de tratamentos estéticos, dentre eles a drenagem linfática, lipocavitação e massagens, para auxiliar na redução de gordura. “Senti muito resultado desses procedimentos na redução da gordura corporal”, conta o modelo, que fazia sessões três vezes por semana.

O objetivo do Garoto Fitness Brasil 2014 é continuar como modelo fitness e disputar um campeonato mundial nesta categoria, que será realizado na África e no Egito. “Pretendo manter a faixa, seguir essa carreira porque gosto de ser atleta”, justifica o modelo, que pesa 100 quilos e mede 1,82 m de altura.

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