Topo

Estudante gasta R$ 10 mil em três meses para se tornar muso fitness

Ana Elisa Faria

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 18h51

O vendedor Kaio Ferlete, 21, sempre gostou de praticar esportes. Começou aos quatro anos com o futebol, já fez boxe, capoeira e muay thai. Aos 15, saiu de Iacanga, cidade do interior paulista, para morar em São Paulo, onde se apaixonou pela musculação. 

Desde então, não parou mais de treinar e sonhar com o título de Garoto Fitness Brasil, concurso que elege o homem mais bonito das academias do país. Para isso, se inscreveu na competição pela primeira vez em 2014, mas só conquistou o posto este ano, no fim de março, depois de muito suor, acompanhamento nutricional e consumo de suplementos.
 
“Tive uma preparação bem longa. Melhorei a qualidade dos meus músculos, ganhei mais consciência e amadurecimento muscular. Assim, consegui realizar meu objetivo”, conta Ferlete, que treina de segunda a sábado por cerca de quatro horas.
 
No entanto, três meses antes da prova final da disputa, o estudante de fisioterapia intensificou a malhação. “Dividi meu treino em dois. Ia à academia de manhã para fazer um aeróbico [bicicleta, esteira ou step] em jejum e, à noite, fazia musculação e aeróbico de novo”, diz ele que, em janeiro estava pesando 105 quilos. “Para o concurso, sequei até os 84”.
 
Durante esse período mais frenético, Ferlete revela que gastou R$ 10 mil com alimentação e suplementos. “Como pouco carboidrato, bastante proteína, salada e legumes à vontade. É tudo pesado e balanceado. Tenho o metabolismo de uma criança de dez anos, então queimo [gordura] muito rápido. Para segurar o peso, preciso comer de 8 a 9 mil calorias por dia”, fala. Já seu cardápio de suplementação inclui whey protein, BCAA, glutamina, vitamina C e óleo de prímula.
 
O atleta entrega, porém, que se permite sair da dieta rigorosa uma vez na semana em uma das refeições diárias. “Não resisto ao refrigerante. Também sou apaixonado por massa. Quando dou essa fugidinha, vai um pacote de macarrão ou uma pizza”, relata.
 
Agora que se sagrou campeão da 19ª edição do Garoto Fitness Brasil, Kaio Ferlete já tem outros planos: “eu quero ir para o fisiculturismo, mas na categoria men's fitness, que é mais leve”.