Topo

Virada Sustentável chega à 6ª edição com 800 atrações; veja destaques

Meditação em grupo no vão-livre do Masp, na avenida Paulista, durante a Virada Sustentável de 2015 - Fabio Braga/Folhapress
Meditação em grupo no vão-livre do Masp, na avenida Paulista, durante a Virada Sustentável de 2015 Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Ana Elisa Faria

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2016 08h00

Piqueniques, passeios de bicicleta, meditação coletiva em plena avenida Paulista ou no alto de um arranha-céu, feiras de trocas de roupas e de livros, palestras sobre alimentação saudável e oficinas que ensinam a fazer hortas em casa. Essa é uma pequena amostra das mais de 800 atrações que acontecerão durante a Virada Sustentável 2016.

O festival gratuito, que vai de quinta-feira (25) a domingo (28) e ocorre em todas as regiões de São Paulo --em locais como parques, CEUs e centros culturais--, chega à sua sexta edição com atividades que tenham em seu conceito a sustentabilidade.

No site oficial, confira mais informações e a programação completa da Virada. Abaixo, conheça 12 destaques (três por dia) paulistanos --Manaus e Porto Alegre já receberam o evento este ano-- selecionados pelo UOL.

Oficina: como plantar uma árvore?

Dizem que, antes de morrer, todo mundo deve ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Para quem quer ajuda com o último item da lista, esse workshop será bem-vindo. Nele, serão apresentadas normas e bases teóricas para o plantio de árvores de acordo com o manual de arborização da cidade de São Paulo e as utilizadas na arboricultura internacional. 
Quando: quinta-feira (25) das 9h às 12h.
Onde: UmaPaz - Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem (avenida Quarto Centenário, 1268 - parque Ibirapuera, portão 7A).
 

Meditação coletiva

Na agitada avenida Paulista no horário do almoço, você poderá se sentar, fechar os olhos e meditar. Com o tema "a paz é contagiante", essa meditação em grupo será guiada com o objetivo de levar as pessoas --tanto as que já tiveram contato com a prática como as que nunca praticaram-- a experimentar um estado de tranquilidade por meio de instruções específicas. 
Quando: quinta-feira (25) às 12h.
Onde: vão-livre do Masp (avenida Paulista, 1578).
 

Pedalada iluminada até o parque Villa-Lobos

Este passeio ciclístico, que sairá de Pinheiros, chegará ao parque Villa-Lobos e voltará ao seu ponto de encontro, é uma oportunidade para redescobrir a cidade por meio de um percurso de 12 quilômetros, feito somente por ciclovias. As cem primeiras pessoas que se inscreverem na atividade (a partir das 19h) ganharão uma unidade de LED para o bico de pneu. Enquanto são feitos os cadastros, filmes sobre a cultura da bicicleta serão exibidos. Ciclistas experientes auxiliarão iniciantes durante a excursão.
Quando: quinta-feira (25) das 19h às 21h.
Onde: concentração no galpão ao lado da Quitanda (rua Mateus Grou, 159).
 

Caminhada e alongamento 

A atividade --caminhar e se alongar-- é oferecida pelo Viver Mais Itaú, programa desenvolvido especialmente para pessoas com 55 anos ou mais, oferecendo, além de exercícios físicos, diversão e aprendizado.
Quando: sexta-feira (26) das 8h30 às 9h30.
Onde: encontro ao lado do campo de futebol do parque da Água Branca (avenida Francisco Matarazzo, 455).

Fit ioga 

Ministrada pela dupla Flavia Schuler e Juliana Fonseca, a aula de fit ioga promove inúmeros benefícios, como o alinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento dos sistemas digestivo, linfático e circulatório.
Quando: sexta-feira (26) das 14h às 16h.
Onde: CEU Perus (rua Bernardo José de Lorena, s/nº).
 

Música e meditação no escuro com os Trovadores Urbanos 

Será uma vivência conduzida pelos Trovadores Urbanos que começará com o ritual de desligar os celulares. Aos poucos, todas as luzes do auditório vão se apagando. A cantoria dos Trovadores acontece totalmente no escuro, após um bom tempo de meditação. Com a participação de Narayani.
Quando: sexta-feira (26) das 21h às 23h.
Onde: Unibes Cultural - auditório (rua Oscar Freire, 2500).
 

Spinning nas alturas

Bastante comum nas academias, essa aula de spinning --treinamento praticado sobre uma bicicleta estacionária-- terá um cenário inusitado: o heliponto do hospital Bandeirantes, localizado no bairro da Liberdade. 
Quando: sábado (27) das 10h às 10h40.
Onde: heliponto do hospital Bandeirantes (rua Barão de Iguape, 209).
 

Casinha de rodas

Estacionada no parque Ibirapuera, essa casa sobre rodas se encontra dentro do ônibus brincante, um espaço lúdico onde os pequenos poderão brincar livremente em ambientes como minicozinha equipada com fogão, pia e utensílios, camarim com fantasias, quarto de bonecas e cantinho com instrumentos musicais, entre outras diversões. O veículo comporta dez crianças por vez em sessões de 20 minutos. Na área externa, haverá um espaço de leitura, com toldo, tapetes e almofadas. 
Quando: sábado (27) das 10h às 18h.
Onde: parque Ibirapuera, no gramado da Vila do Brincar (avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº).
 

Feira vegana - VegNice

Noventa expositores oferecerão produtos gastronômicos e itens não alimentícios, tais quais roupas, acessórios, cosméticos e artesanatos, tudo produzido de forma sustentável e ecologicamente correta sem a utilização de nenhum componente animal. A feira também promoverá palestras e oficinas sobre temas como veganismo, sustentabilidade, espiritualidade conectada a natureza, aulas práticas de culinária vegana, permacultura, horta urbana, compostagem e ioga. Haverá também feirinha de adoção de animais resgatados.
Quando: sábado (27) das 10h às 19h.
Onde: colégio Santa Amália (avenida Jabaquara, 1673).
 

Aula de zumba

Neste evento, os participantes suarão a camisa durante uma hora de aula de zumba --dança aeróbica com ritmos latinos-- desenvolvida pela academia Gustavo Borges. 
Quando: domingo (28) das 9h às 10h.
Onde: parque Burle Marx - jardim (avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200).
 

Feira de troca de livros, gibis e mangás

Para participar da feira, organizada pela biblioteca Camilo Pedro dos Reis, é fácil: basta levar livros (não didáticos), gibis ou mangás em bom estado, apresentá-los aos funcionários locais e trocá-los por itens expostos ou por vale-trocas.
Quando: domingo (28) das 9h às 22h.
Onde: CEU São Mateus (rua Curumatim, 201).
 

Elas pedalam, elas consertam: oficina de manutenção de bikes

Esta atividade é voltada exclusivamente às mulheres que pedalam. Durante o encontro de uma hora, as ciclistas ganharão noções de reparo e manutenção de bicicletas. A oficina será ministrada por voluntários da rede Bike Anjo.
Quando: domingo (28) das 15h30 às 16h30.
Onde: (Vida)³ na Praça (praça Alexandre de Gusmão, s/nº - ao lado do parque Trianon).