Boa forma

Subir o pico do Jaraguá em SP é um dos treinos favoritos de Erasmo Viana

Nelson Pacheco Photos/Divulgação
Erasmo Viana pratica exercício de prancha, que fortalece bastante a região abdominal imagem: Nelson Pacheco Photos/Divulgação

Bárbara Stefanelli

Do UOL

Se você vai ao parque Ibirapuera e vê uma turma reunida fazendo exercícios que misturam a intensidade do crossfit com a disciplina da ioga, é bem provável que Erasmo Viana esteja lá no meio. Noivo de Gabriela Pugliesi e um dos fundadores da mahamudra, método que mistura exercícios de diferentes modalidades com filosofias #goodvibes de vida, Viana veio para São Paulo com 19 anos para tentar a carreira de modelo e hoje, aos 31, conquistou um séquito de seguidores --atualmente, ele tem 820 mil "followers" no Instagram. 

Em 2012, foi quando entrou em contato com o esporte que virou moda. “A mahamudra começou com um grupo de amigos que se conhecia como modelo, do trabalho. Começamos a treinar no Ibirapuera e cada um fazia algo que o outro não sabia. Então a gente começou a chamar a atenção, o pessoal foi se interessando e querendo participar”, lembra.

Reprodução/Instagram/@erasmo.mbt
Erasmo Viana faz a pose do Escorpião, da iôga imagem: Reprodução/Instagram/@erasmo.mbt

Mas logo vieram os questionamentos, já que essa turma estava dando aulas sem ter registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), o que causou polêmicas nas redes e denúncias ao Conselho. “Tivemos problemas, porque tinham professores que não eram formados em educação física, que não tinham o registro no CREF. Mas agora todos os professores [de mahamudra] têm formação em educação física”, explica.

“Hoje a gente só participa das aulas. A parte de treinamento físico fica para os professores”, continua. Atualmente, Erasmo diz que fica mais com a parte administrativa e de divulgação do negócio. No entanto, ele pretende se formar em educação física. "Tranquei esse semestre da faculdade, porque estou viajando muito. Faltam dois anos para terminar."

Em entrevista ao UOL, Erasmo Viana fala um pouco sobre os treinos que gosta de praticar, alimentação e cuidados com o corpo. Leia o bate-papo na íntegra:

UOL: Além de mahamudra, quais outros exercícios você pratica com frequência?
Erasmo Viana: Sempre gostei de praticar esportes desde cedo e musculação foi meu primeiro contato. Hoje em dia continuo fazendo musculação, pedalo, pego onda, jogo futevôlei, pratico corrida, boxe, funcional e mahamudra, evidentemente. Sempre que dá, também procuro fazer coisas novas, mas basicamente é isso.

UOL: Tem algum treino que você gosta muito de fazer?
Viana: Um treino que gosto muito, quando estou me preparando para uma prova de corrida, é no pico do Jaraguá. São 4,5 km de subida e você consegue ver quase São Paulo inteira. Então eu aconselho as pessoas que não conhecem o pico do Jaraguá a fazer um treino de corrida ou de bike por lá. E também tem trilhas. Super aconselho, adoro fazer esse treino.

Eduardo Knapp/Folhapress
Subida do pico do Jaraguá, em São Paulo imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

UOL: Como é a sua rotina? Tem horário certinho para dormir e acordar, para fazer as refeições?
Viana: Eu sempre procuro dormir cedo --umas 22h, 22h30 no máximo. Acordo entre 7h e 7h30. Esse é o normal, se passar das 8h eu não consigo dormir mais. Tomo café da manhã, procuro fazer de seis a sete refeições por dia. Eu tenho uma alimentação muito regrada, mas quando eu preciso dar uma escorregada, dou sem peso na consciência.

UOL: Você acha importante ter uma rotina para ter uma vida saudável?
Viana: Não tenho rotina, graças a Deus. Cada dia é um dia diferente. Desde que eu saí de Salvador e vim para São Paulo para tentar ser modelo, eu praticamente nunca mais tive rotina. A rotina nunca foi muito presente na minha vida, então não sei aconselhar se é bom ou ruim, mas eu acredito que quando a pessoa faz o que gosta e está trabalhando no que dá prazer, a rotina acaba virando um prazer também. Mas também acho que tem que dar uma escapada, senão a cabeça pira.

Reprodução/Instagram/@erasmo.mbt
Erasmo Viana e a namorada, Gabriela Pugliesi imagem: Reprodução/Instagram/@erasmo.mbt

UOL: Por ser relativamente novo, tem muita gente que ainda não sabe muito bem como que funciona mahamudra. Tem como você dar uma explicação básica?
Viana: Mahamudra foi um presente na minha vida. A gente fala que é uma filosofia, um esporte, um treinamento, uma terapia, um encontro, é uma corrente do bem. São várias definições. A gente tenta levar o treinamento um pouco além da parte física, também trabalhamos muito a parte mental e espiritual. É um treinamento que envolve algumas modalidades feitas ao ar livre e a gente sempre tenta tirar o melhor do nosso aluno, sempre incentivamos as pessoas a fazerem movimentos ou exercícios novos. Então é essa busca de evolução física, mental e espiritual. Basicamente fazemos exercícios de ioga, ginástica natural, calistenia, corrida, crossfit. Um pouco de novas modalidades para [o corpo] ter novos estímulos.

UOL: E quais alimentos são indispensáveis na sua dieta e por quê?
Viana: Ovos, batata doce, peixe e salada estão sempre presentes na minha dieta. Também gosto de algo que tenha cacau, esse é um docinho que eu gosto muito. Basicamente isso. Muita água também.

UOL: Você também tem cuidados com a sua beleza, se preocupa com pele, cabelo?
Viana: Me considero um cara vaidoso, mas não em excesso, nada demais. Me visto de forma básica, não gosto muito de chamar a atenção, mas gosto de me cuidar. Cuido da pele, do cabelo. Como eu fico muito exposto ao sol, acaba que minha pele tem manchas. Qualquer sol que tomo sem protetor e as manchas já voltam. Então também faço tratamento a laser. Mas, no dia a dia, uso protetor solar 50, aqueles que são menos oleosos.

UOL: Para finalizar, qual treino você indica para fazer em casal? Tem algum treino que você e a Gabriela mais gostam de fazer juntos?
Viana: Com certeza indico a mahamudra, que é um treinamento em grupo. Geralmente tem vários exercícios que são em dupla e a gente tem vários casais que treinam.

Topo