Topo

Hugh Jackman faz loucuras para ter o corpo de Wolverine; é saudável?

Cena do filme X-Men, O filme (2000), X-Men: O Confronto Final (2006), Wolverine - Imortal (2013) e Logan (2017) - Reprodu??o/Montagem
Cena do filme X-Men, O filme (2000), X-Men: O Confronto Final (2006), Wolverine - Imortal (2013) e Logan (2017) Imagem: Reprodu??o/Montagem

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 19h22

Hugh Jackman interpretou pela última vez o super-herói Wolverine no longa-metragem "Logan", que chegou aos cinemas recentemente. Neste último filme, a aparência do personagem foi alterada para refletir seu estado de melancolia, fazendo com que surgisse com músculos menos marcados e um corpo mais magro, além de aparência cansada.

Em uma recente entrevista ao programa "The Late Show", Jackman revelou que passou por um regime de desidratação intensa até conquistar o corpo necessário para o personagem aparecer em "Logan".

Além de treinos pesados, Jackman aumentou sua ingestão de água antes das filmagens para impressionantes três litros por dia, mas parou de beber qualquer líquido 36 horas antes de aparecer sem camisa em frente as câmeras.

Ele contou ter perdido 4,5kg de seu peso em água, mas recomendou que ninguém deve fazer isso em casa. "Antes de embarcar neste período sem beber nada e comendo muito pouco, sabia que estava empurrando meu corpo ao limite", acrescentou.

Perder água não é emagrecer

Apesar do próprio Hugh Jackman já ter falado, vale a pena ressaltar: a prática é completamente desaconselhada. Nutricionista membro da Câmara Técnica do CRN-3 e professora da Universidade Mackenzie, Rosana Farah explica que a prática torna-se um problema porque nosso corpo entra em um estágio de alerta, como se estivesse em um jejum hospitalar, e começa a mudar toda a questão da produção de receptores, neurotransmissores, entre outras questões.

"Além disso, o ator perdeu peso porque desidratou, ou seja, perdeu água--algo completamente diferente de emagrecer, que é perder massa gorda", explica a nutricionista. "Por isso, ele conquistou essa aparência mais cansada, com pele abatida, ressecada e envelhecida."

Rosana lembra que é muito perigoso fazer o que o ator fez, e que só conseguiu por ter tido acompanhamento médico. "É simples, basta pensarmos quando sofremos com diarreia e vômitos. Você perde água e não consegue ficar em pé. Tanto que, quando se sofre de uma doença gastrointestinal, a primeira conduta do médico é dar líquidos", diz.

Papel importante

A água é fundamental para o funcionamento de nosso corpo, mas perdemos ela o tempo inteiro, seja urinando, suando e até respirando. "Só por todas essas perdas, é fundamental a questão da hidratação, até porque, quando nos alimentamos, precisamos excretar os produtos catabólicos. Se você não tem água, começa a concentrar mais essas substâncias deletérias, pois o corpo não consegue peneirar e fazer a limpeza", diz.

Além de tudo isso, existe o fato de vivermos em um país tropical, cujas altas temperaturas nos fazem suar bastante, tornando necessária a reposição desse líquidos, pois desidratação gera câimbras e uma série de outros problemas. "É importante ficarmos atentos ao tema, pois sentir sede já é sinal que sua hidratação está bem baixa", aconselha.