Topo

Este senhor vai celebrar seu aniversário de 104 anos treinando na academia

Sem preguiça de treinar, Charles Hurwitz malha três vezes por semana - Reprodução/Chron
Sem preguiça de treinar, Charles Hurwitz malha três vezes por semana Imagem: Reprodução/Chron

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 17h24

Três dias por semana, o médico aposentado Charles Hurwitz aproveita a academia do Centro Comunitário Judaico Evelyn Rubenstein. E ele não está deixando seu 104º aniversário, que será comemorado no sábado (1º), mudar sua rotina semanal.

Hurwitz treina regularmente nesta academia desde 1998, quando tinha 85 anos. De acordo com o site Chron, ele atribui sua longevidade a sorte, pois fugiu de muitos explosivos quando participou da guerra, e aos hábitos alimentares corretos, mas não obsessivos, além do fato de ter bons genes e sempre ter sido ativo.

Hurwitz é um ex-médico que se aposentou em meados dos anos 1980, mas mudou-se para Houston em 1998 com o intuito de viver ao lado do filho, trabalhando com pesquisas no Texas Children's Hospital, onde atuou até 2013.

Ele nasceu em 1º de abril de 1913 em Springfield, Massachusetts (EUA), menos de um ano após o Titanic ter afundado, e apenas quatro anos antes de os Estados Unidos entrarem na Primeira Guerra Mundial.

Hurwitz tem quatro filhos, seis netos e dois bisnetos, que o ajudam a manter-se ativo quando está longe do ginásio. Sua esposa, Jean Parker, faleceu em 1995. Eles foram casados ??por 45 anos.

Força de vontade

O americano lembra José Carlos Fernandes, que chama a atenção todos os dias que vai à academia em que se exercita. Não por seus músculos ou pela quantidade de peso que puxa, mas por sua admirável força de vontade.

Aos 72 anos, o professor de matemática aposentado precisa do auxílio de um concentrador de oxigênio 24 horas por dia para respirar e, mesmo assim, fica das 8h às 11h malhando. “Só não venho toda terça, por causa do rodízio do carro, mas aí compenso no final de semana.” E isso, provavelmente, já é mais do que você malhou neste mês inteiro.