Topo

Baixa caloria e detox natural: veja benefícios e receitas com a couve-flor

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

06/04/2017 04h15

A couve-flor tem virado queridinha de quem está fazendo dieta de baixo consumo de carboidrato, normalmente usada como estratégia para perda de peso. O alimento também tem sido um ótimo substituto para quem deseja deixar mais nutritivo (e menos calórico) alguns pratos bastante conhecidos por engordar, como a pizza ou o salgado de padaria.

De acordo com a nutricionista esportiva Jacqueline Moniz Anversa, de São Paulo, o legume ainda é ótimo para o processo de detox do corpo. “A couve-flor é rica em glicosinolato, um composto nutricional que acelera a eliminação de substâncias estranhas do fígado. Ou seja, faz um detox do órgão.”

A especialista em alimentação saudável ainda acrescenta outros benefícios da couve-flor: “É rica em vitaminas do complexo B, que ajuda na produção de energia, regula o humor e o sono e diminui o estresse. E também tem bastante ácido fólico e vitamina K, que ajuda na fixação do cálcio no osso e na absorção da vitamina D [composto importante para a manutenção da saúde].”

Abaixo, veja algumas formas de inovar e acrescentar o alimento de uma forma mais apetitosa ao seu cardápio.

1) Arroz de couve-flor

Arroz de couve-flor - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:
1 couve-flor inteira;
1 dente de alho picado;
1/4 de cebola picada;
1 xícara (chá) água;
sal, pimenta e azeite extravirgem a gosto.

Modo de preparo:
Rale a couve-flor no ralo grosso ou bata em um processador de alimentos na função pulsar, até ficar com aspecto de arroz. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola. Adicione a couve-flor ralada e refogue rapidamente. Adicione a água e o sal e mexa bem. Cozinhe em panela semi tampada até que a couve-flor esteja macia. Sirva em seguida como acompanhamento ou substituto do arroz. Ideal para dietas de controle de carboidrato.

Fonte: nutricionista Isabel Krempel.

2) Bolinho de couve-flor

Bolinho de couve-flor - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:
- 1 e ½ xícara de chá de couve-flor cozida e picada;
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada;
- 1 ovo;
- ½ cebola picada;
- ½ colher de chá de fermento em pó;
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Ponha uma colher de sopa dessa mistura no centro de uma frigideira antiaderente. Doure dos dois lados e retire quando estiver bem firme. Repita a operação até o fim. Sirva como acompanhamento de sua preferência. Rendimento: 4 unidades.

Fonte: Mundo Verde.

3) Pizza de couve-flor

Massa de pizza de couve-flor - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:
- 1/3 de uma couve-flor;
- 3 colheres de sopa de mozarela ou parmesão ralado finamente;
- 1 colher de chá rasa de goma xantana;
- Especiarias e ervas (alho amassado, sal, tomilho, orégano) a gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe a couve-flor em água por 10 minutos ou até que fique al dente. Escorra e liquidifique até virar uma "farinha". Passe em um voal ou tecido fino para espremer e extrair totalmente a água excedente. Misture bem os demais ingredientes da receita e, então, acrescente a "farinha" de couve-flor. Em uma forma untada com azeite de oliva extra-virgem, abra a massa com as mãos. Se preferir, cubra a assadeira com papel manteiga e despeje a massa diretamente. Leve ao forno preaquecido à 190º de 15 a 20 minutos. Depois, recheie a massa como preferir e leve ao forno novamente até o ponto desejado.

Fonte: nutricionista Yasmin Munhoz.

4) Salgado de couve-flor

Salgado couve-flor - Reprodução/TV UOL - Reprodução/TV UOL
Imagem: Reprodução/TV UOL
Ingredientes:

Massa
- 100 gramas de frango cozido desfiado;
- 50 gramas de couve-flor;
- 1 dente de alho;
- 1 fio de azeite;
- Sal a gosto.

Recheio
- 5 tomates cereja;
- 3 colheres de sopa de palmito;
- 2 colheres de sopa de queijo cottage;
- Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Montagem
Farelo de aveia, o quanto precisar.

Modo de preparo:

Massa: Junte o frango desfiado com a couve-flor. Em seguida, adicione o alho, um fio de azeite e uma pitada de sal. Misture tudo em um processador até que a massa fique homogênea.

Recheio: Corte os tomates, e em seguida adicione as duas colheres de queijo cottage e o palmito. Jogue um fio de azeite e tempere com pimenta e sal a gosto. Misture tudo com uma colher.

Montagem: Com a massa pronta, molde-a no formato desejado e acrescente o recheio. Por fim, empane o salgado com o farelo de aveia e leve ao forno a 250°C por 20 minutos.

Fonte: receita da nutricionista Ana Lua Negrelli.

5) Tortillas

Tortilla de couve-flor - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ingredientes:
- 1 couve-flor (tamanho médio);
- 2 ovos;
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora;
- Sal, cebola, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Em seguida, separe essa massa em formato de tortilhas e as leve para assar --na assadeira-- sobre uma folha de papel-manteiga. Deixe no forno por cerca de dez minutos até dar uma leve dourada. Vire e doure o outro lado pelo mesmo tempo. Dica: use a couve crua, pois ela é mais fácil de manusear assim e fica mais saborosa.

Fonte: receita cedida pelo blog Saboridades.