Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Celíacos, este gadget promete revelar se sua comida é mesmo "glúten free"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL

14/06/2017 15h11

Quem é celíaco sabe que jantar fora não é uma tarefa tão simples assim. Ainda que muitos restaurantes apontem alguns alimentos como “glúten free”, eles podem sim ter traços de trigo na composição, o que pode fazer com que a pessoa passe bem mal.

Para evitar isso, um gadget chamado Nima promete identificar quando o alimento contém traços de trigo. Ele tem um sensor com capacidade para detectar se a comida é ou não sem glúten. Para fazer o teste, basta colocar um pouquinho do alimento dentro de uma cápsula, colocá-la no sensor e esperar o resultado. O aparelho é pequeno e pode ser carregado para qualquer lugar facilmente.

Se o alimento estiver “glúten free”, uma carinha feliz aparece no sensor, caso contrário, a imagem de um trigo aparece no lugar.

De acordo com testes feitos pela própria equipe do Nima, 1 em cada 3 alimentos que são “glúten free” nos restaurantes, contém glúten e, dependendo do nível de intolerância da pessoa, um traço pequeno pode provocar desconfortos.

Mas o Nima tem algumas desvantagens, uma delas é o preço. O kit para iniciantes que é composto com o aparelho e mais três cápsulas de teste [elas não podem ser reutilizadas] custa US$ 279 dólares (aproximadamente R$ 915). A outra é que a loja deles só entrega o aparelho nos Estados Unidos.