Topo

Há um bom motivo para existência dos fiapos da banana, sabia?

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 12h45

A banana é conhecida por ser rica em potássio, fácil de levar para qualquer lugar e ter um gosto doce, mas sem exagero. Outra característica da fruta são aqueles fiapinhos que aparecem assim que você tira a casca. Às vezes, dá até uma gastura e a gente logo retira e joga fora. Mas para que servem essas coisinhas, afinal?

Os fios são chamados de floemas. Mesmo parecendo inúteis para nós que comemos, para a banana os feixes são de tremenda importância, pois são tecidos de condução que transportam alimentos e água na fruta, fornecendo nutrientes, minerais e água suficientes para ela crescer, de acordo com entrevista que Nicholas D. Gillitt, vice-presidente de pesquisas e diretor de nutrição do Instituto de Nutrição Dole, deu ao jornal britânico Huffington Post.

Banana descascada  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Por ter essa função, o especialista ainda ressaltou que é possível que os floemas tenham tipos de fibras mais variados do que as presentes no “corpo” da banana. Portanto, não retire os fiozinhos da sua fruta. O nutriente, porém, se dá em quantidade muito pequena, em comparação com o resto da banana.

“Mesmo se você comer vários deles individualmente, não dá para comparar com o perfil nutricional inteiro da fruta”, afirmou Gillitt. Toda fibra é saudável, então mesmo tendo uma textura esquisita na boca, os fiapos da banana são saudáveis e você pode comê-los sem ter receio ou nojinho.