Topo

Modelo faz sucesso com receitas de sucos e se torna "influenciador do bem"

Lucas Bernardini tomando "aquele pós-treino que você respeita" - Reprodução/Instragram/@lucasbernardini_oficial
Lucas Bernardini tomando "aquele pós-treino que você respeita" Imagem: Reprodução/Instragram/@lucasbernardini_oficial

Bárbara Stefanelli

Do UOL

01/08/2017 04h10

O modelo Lucas Bernardini, 28, começou a se interessar por um estilo de vida saudável ainda na adolescência, quando entrou para a musculação, aos 16. Logo foi “ganhando corpo” e chamou a atenção de um olheiro, que lhe arranjou trabalhos no mundo fashion.

Após fazer sucesso na moda, ter morado nos Estados Unidos e ser contratado pela agência Ford Models, hoje ele investe suas energias em se tornar ator (“A moda já não estava mais sendo tão desafiadora para mim”) e também em divulgar receitas sadias pelas redes sociais --os sucos são os que mais fazem sucesso.

Sua paixão pelas bebidas naturais começou quando vivia em Nova York e foi apresentado à técnica de “juicing” por sua “mãe” de lá. “Nessa época, fui morar em uma casa de família no bairro do Queens. O pai era iugoslavo e a mãe peruana. Ela era vegetariana há 30 anos e me mostrou um livro sobre ‘juicing’ [dieta que consiste em se alimentar por meio de sucos, verduras e legumes crus processados em uma centrífuga] e sucos vivos.”

Foi aí que começou a se aperfeiçoar na técnica de fazer as bebidas. “Fui estudando ao longo da vida, buscando informações. Hoje acho que o melhor sistema é o de prensar a fruta ou o vegetal a frio, porque você separa as fibras e conserva os nutrientes e enzimas, que são como um remédio para o nosso corpo”, acredita.

Durante o período que morou fora, lá por 2010, é que Lucas também se tornou vegetariano. “Desde então, eu naturalmente abracei essa causa de me preocupar mais com a saúde. Essa foi uma época de muitas mudanças. Comecei a me abrir para o universo vegetariano, conheci pessoas que trabalhavam com sustentabilidade e passei a me preocupar mais com o planeta.”

Lucas Bernardini - Divulgação/Pedro Perestrello - Divulgação/Pedro Perestrello
Em posição de lótus
Imagem: Divulgação/Pedro Perestrello
Atualmente, o "influenciador do bem", que é de São Paulo, está vivendo no Rio de Janeiro. “Vim para cá de maneira definitiva no final de dezembro, mas faz quase três anos que comecei a fazer história aqui, para trabalhar como ator. Gosto muito de praia e de natureza, então a cidade me abraçou nesse sentido. Acho o cotidiano do Rio muito bom, gosto deste contraste, de ao mesmo tempo ser um lugar urbano e com natureza. Não sinto falta de São Paulo nem um pouco.”

Receita de sucesso: "tanquinho" sem camisa nas redes

Foi no final de 2012, que Lucas entrou para Instagram e começou a compartilhar seu estilo de vida, que é composto por muita ioga e meditação, assim como suas receitas. “Eu era uma pessoa mais off-line, mas aí eu percebi que quando eu chegava com essa energia de qualidade de vida, as pessoas gostavam, porque era algo natural. Acabei virando um influenciador do bem.”

Eu, por conhecer várias pessoas que fazem sucesso nas redes sociais, vejo que, na verdade, elas são meio vazias. Parece que a vida daquela pessoa é demais, mas não é.

Ele também credita todo seu sucesso ao mundo fashion. “Por eu vir da moda, aprendi a fazer foto e tal. E passei isso para as redes sociais. Sei que as fotos sem camisa vão bem, por exemplo. Mas não existe a perfeição e eu tento compartilhar apenas o que me nutre e o que eu realmente faço.”

Como driblar a preguiça e preparar suas próprias refeições

Uma das principais queixas de quem quer adotar uma alimentação saudável é a de que, muitas vezes, você tem que colocar a mão na massa e preparar o que consome. Afinal, tem que ter muita força de vontade para descascar frutas e lavar vegetais para preparar o suco verde natural todo dia de manhã. Mas Lucas diz que até ele tem que encontrar motivação todo dia.

“Eu também sinto preguiça, evidentemente. Pessoas naturalmente vão ter altos e baixos. Mas tem motivação maior do que cuidar de nós mesmos? Acho que quando bate aquela preguiça, tem que pensar que o amanhã não existe. Só temos agora, o momento presente. E quanto mais vencemos a preguiça, mais uma outra energia, a do autocuidado, vai crescendo.”

A única certeza que temos na vida é de que vamos morrer. Então por que não fazer que esse percurso seja o melhor e o mais saudável possível?

Agora a tendência é ser saudável

Lucas continua trabalhando como modelo, mas bem menos do que antes. “Comecei a questionar a moda. Esse trabalho estava sendo pouco desafiador para mim e parecia que nada daquilo estava me suprindo ou me gerando um preenchimento maior.”

Para buscar essa sensação de completude, além dos perfis nas redes sociais, ele também passou estudar artes dramáticas. “No ano passado, tive a oportunidade de trabalhar em dois longas e fiz duas participações na Globo. Gostei bastante de participar da série ‘A Cara do Pai’ com o Leandro Hassum. Foi o início da jornada.”

E conclui: “É engraçado, porque hoje, depois de começar a estudar para ser ator, me sinto bem mais preparado para ser modelo. Consigo perceber mais a minha presença em um set de moda. Mas também quero estar em um set de cinema, de TV, de teatro. Acho bem mais profundo.”

Duas receitas de sucos recomendadas por Lucas

1) Limão, gengibre e pimenta

Ingredientes:
- 1 limão;
- 1 cenoura;
- 2 maças;
- 1,5 cm gengibre (no copo);
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes;
- Ramas de salsinha (a gosto);
- Ramas coentro (a gosto).

Modo de preparo:
Centrifuga os alimentos ou bate no liquidificador. Coar e servir.

2) Abacaxi e inhame

Ingredientes:
- ½ abacaxi;
- 1 limão;
- 1 inhame descascado;
- 4 folhas de couve;
- Ramas de salsinha (a gosto).
 
Modo de preparo:
Centrifuga os alimentos ou bate no liquidificador. Coar e servir.