Topo

Carros chegam a ter 10 mil fungos e bactérias que provocam até pneumonia

Você já limpou o câmbio do seu carro? Ele pode ter 10 mil bactérias - iStock
Você já limpou o câmbio do seu carro? Ele pode ter 10 mil bactérias Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 04h15

Você pode nem perceber, mas quando dirige seu carro também está dando carona para centenas de bactérias e fungos. Pois é, enquanto você acha que está apenas se locomovendo, pode estar pegando diversas doenças.

Uma pesquisa feita pela faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas, analisou 76 partes internas de 26 carros, sendo 26 volantes, 26 câmbios, oito bancos e cinco cadeirinhas de bebês.

E --apertem os cintos-- as conclusões mostraram que todos os itens estavam contaminados, mostrando uma média de 100 a mais de mil bactérias. Com exceção de um dos câmbios, que tinha mais de 10 mil bactérias.

“O estudo foi feito em carros de amigos, familiares, carros como o seu. Temos que tomar cuidado, quanto maior a sujeira, pior o quadro. Para ter ideia, alguns desses organismos dobram sua população em oito horas. As 10 mil bactérias podem virar 100 mil se não tiver limpeza”, afirma Rosana Siqueira, orientadora da pesquisa dos alunos Adriana Oliveira e Helton Silva.

Já está indo lavar o carro?

Os pesquisadores mostraram que a bactéria Staphylococcus aureus, responsável por causar diversas infecções no corpo e até intoxicações alimentareis, estava presente em 69,7% das partes analisadas. Na cadeirinha de bebê, foi encontrada a Klebsiella pneumoniae, chamada de superbactéria por ser resistente à maior parte dos antibióticos, ela pode causar doenças como pneumonia ou meningite, além da Shigella, que causa disenteria e pode desidratar a criança.

Imagem de cadeirinha de carro para matéria sobre limpeza de acessórios de bebê - Getty Images - Getty Images
Limpe as cadeirinhas e não deixe sobras de água para evitar proliferação de fungos
Imagem: Getty Images

No time dos fungos apareceram o Aspergillus niger, Fusarium spp e Peniccilium spp, que podem ocasionar problemas de rinite, sinusite, micoses de pele, cabelos e unhas.

A presença de tantos microrganismos nos veículos está diretamente ligada à falta de higienização do carro e dos usuários, principalmente nas mãos. Os grupos de risco com sistema imunológicos sensíveis, como crianças, idosos e grávidas, ficam expostos e se tornam alvos mais fáceis.

“Muitos desses microrganismos são oportunistas, vão ocasionar danos se você estiver com o sistema imunológico debilitado. E se você não higienizar, a quantidade pode ser um problema. Mesmo com a saúde ótima, pode chegar ao cenário que a quantidade de bactérias é tão grande que você não pode evitar e acaba adoecendo”, explica Rosana.

O que fazer para evitar? Limpar

As concessionárias recomendam higienizações completas a cada seis meses em locais autorizados. Enquanto isso, tente manter cuidados de limpeza semanais em casa, como aspirar o carro, limpar com um pano, trocar o lixo, limpar também o porta-luvas e lavar os tapetes. Evite comer no carro para não deixar restos de alimentos e passe álcool em gel nas mãos sempre antes e depois de dirigir.

Vale ter cuidado especial com as cadeirinhas de bebê, limpando e evitando resquícios de água ou umidade, que facilitam na proliferação dos fungos. Também é uma boa ideia ver a validade dos filtros do ar-condicionado que, se vencidos, também podem ser fontes de infecções.