Topo

Viver com gatos na infância reduz riscos de asma, afirma estudo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

23/09/2017 12h35

Se você é louco por gatos tem mais um bom motivo para amar os bichanos: eles ajudam na saúde das crianças. Fofos!

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Uma nova pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos provou que crianças expostas aos animais durante a infância têm menos riscos de desenvolver asma.

Diferente do que estudos anteriores estabeleceram, os dados publicados no Journal of Allergy and Clinical Immunology provaram que a exposição a substâncias que causam reações alérgicas no início da vida, antes da evolução da asma, pode ter efeito preventivo.

Os cientistas acompanharam 442 recém-nascidos por sete anos. E para deixar a investigação ainda mais interessante, escolherem crianças que vivem em áreas urbanas -onde a asma é mais grave e prevalente-, e com alto risco de ter a doença por ao menos um dos pais sofrer com asma ou alergias.

Os resultados mostram que 29% das crianças desenvolveram asma. Porém, as casas que registraram concentrações elevadas de substâncias alérgicas de gato em amostras de poeira durante os três primeiros anos de vida do bebê foram ligadas a menores riscos de asma.

Os pesquisadores observaram uma associação similar para cães, mas os números não foram estatisticamente significantes.