Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Mulher emagrece 77 quilos caminhando todos os dias

Chasity Davis emagreceu, ao todo, 109 quilos - Reprodução/Facebook
Chasity Davis emagreceu, ao todo, 109 quilos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

03/10/2017 13h09

Chasity Davis pesava 165 quilos quando estava grávida de sua terceira filha aos 34 anos. Ela se sentia exausta para realizar tarefas do dia a dia. Logo depois que deu à luz, ela sentiu falta de ar e os médicos descobriram que seu coração parou por três segundos.

Com a pressão alta, Chasity só se acalmou depois que viu a menina e foi quando entendeu que o tinha acontecido com ela era grave. “Sabia que precisava cuidar da minha saúde se eu quisesse ficar com a minha filha. Foi quando tudo começou a mudar”, contou, aos 41, ao site do programa americano TODAY.

Depois de ser submetida a um cateterismo, Davis fez uma cirurgia bariátrica que a ajudou a emagrecer 29 quilos. Mas ela ainda estava obesa. A balança marcava 136 quilos e, depois de se recuperar do procedimento, ela começou a fazer atividade física sete dias por semana, duas vezes ao dia.

No entanto, ela logo se sentiu cansada da rotina vigorosa de exercícios físicos. “Me sentia cansada de fazer tanta atividade e acabei me desestimulando”, conta.

Foi quando Chasity descobriu a GirlTrek, uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos que encoraja mulheres negras e meninas a desenvolver o hábito de caminhar. Além de formar grupos para que as mulheres caminhem juntas, eles também oferecem incentivos para manter as pessoas motivadas.

“Pensei que poderia emagrecer caminhando. Me apaixonei pela atividade e comecei a aceitar todos os desafios”, conta.

Atualmente, Chasity caminha de oito a nove quilômetros por dia. Além de ter transformado sua saúde, o grupo fez com que ela criasse novas amizades. Desde que aderiu ao grupo, ela perdeu 77 quilos e, ao todo, emagreceu 109 quilos desde que teve sua filha há sete anos.

Para quem também tem a meta de emagrecer, ela indica focar em pequenas metas. “Quando você tenta mudar tudo de uma vez é mais difícil. Se você traça pequenas metas, vai alcançando e passa para a próxima”, conta.

Além de adotar as caminhadas, o cardápio dela também mudou. "Passei a comer mais proteínas, grãos integrais, frutas e vegetais", diz.

Ter adotado um estilo de vida mais saudável foi uma das melhores coisas que aconteceu para Chasity. “A vida é muito melhor quando estamos saudáveis. Me sinto bem comigo mesma e evolui, aprendi muita coisa”, diz.