Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Com 20 quilos a menos, Luiza Possi ganha status de musa fitness na internet

Luiza Possi emagreceu, ao todo, 20 quilos - Reprodução/Instagram
Luiza Possi emagreceu, ao todo, 20 quilos Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

04/10/2017 10h46

Se você segue Luiza Possi no Instagram já deve ter visto alguns "antes e depois" que a cantora posta no seu perfil, mostrando o quanto emagreceu nos últimos anos. Ela não tinha a pretensão de virar musa fitness, mas está feliz de ver que sua história tem inspirado muita gente.

"Não é uma egotrip para mim. Fico muito feliz que vários fãs falam para mim nos shows e nas redes do quanto eu estou influenciando eles a terem mais saúde e se amarem. Isso me inspira a continuar", afirmou em entrevista ao UOL.

Luiza define sua relação com a balança como “muito italiana”. “Sempre tive muito braço, bochecha e peito. Era redonda”, fala. Durante uma fase difícil de sua vida, a cantora engordou 20 quilos. "Parei de fazer exercício, não tinha mais motivação para me cuidar, estava com preguiça e buscava alegria em pequenos prazeres, como comer e beber bastante. Era um ciclo vicioso", admite.

Nada de glúten e lactose

Além de se sentir inchada, Luiza estava com muita acne e resolveu buscar um nutrólogo para começar a fazer uma dieta com acompanhamento. Foi aí que descobriu que tinha alergia a glúten, lactose, amendoim e mais uma série de outros alimentos."No começo, até engordei, por que tem alguns alimentos sem glúten que podem ter mais gordura e açúcar do que outros alimentos", diz.

Descobrir a alergia ao glúten e lactose fez com que ela precisasse mudar completamente seu cardápio, principalmente do café da manhã. "Comia pão antes e passei a ingerir fruta, ovos e leite de arroz", comenta.

Para acelerar o metabolismo, Luiza começou a comer de três em três horas e sua alimentação passou a ser mais rica em proteína, grãos, como castanhas e amêndoas, e muitas frutas. "Também apostei no gengibre e na canela. À noite, como muita sopa e salada. Para deixar as folhas mais saborosas faço um molho de iogurte com pepino e alho batido ", conta.

Luiza Possi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Encontrar prazer na restrição

O mais difícil, no começo, foi ver os amigos e familiares comendo coisas gostosas quando ela não podia. “Mas meu nutrólogo sempre dizia que fazer dieta é um exercício solitário. Ninguém pode fazer por você”, diz.

A estratégia de Luiza para resistir as tentações é encontrar prazer na restrição alimentar. “Quando você se propõe a não comer determinado alimento, você vê a força que tem dentro de você. Nesse pequeno exercício, você aprende que pode controlar seus impulsos e isso pode ser aplicado com outros sentimentos, como raiva, medo... Minha motivação é saber que eu controlo o que eu como”, fala.

Em 2014, a cantora emagreceu os 20 quilos extras e mantém a forma até hoje, pois incorporou as mudanças de estilo de vida. “Sigo uma alimentação saudável até hoje, inclusive quando estou viajando. Me permito comer fora da dieta bem de vez em quando. Tipo uma vez a cada três meses. O povo até comemora”, conta.

Musculação e corrida para ficar com o corpo em dia

Além da boa alimentação, Luiza também retomou a prática de atividades físicas. No início, começou com pilates e corrida para, depois, aderir a musculação. “Não gostava de musculação, mas vi que a atividade realmente queima calorias. O povo acha que basta fazer aeróbico, mas a musculação é muito melhor para o corpo”, fala.

Ela treina de três a quatro vezes por semana e não fica parada nem quando viaja. “Faço alguns exercícios que não necessitam de aparelho, como flexão, e também sempre levo uma corda. Hoje, se fico sem fazer exercício, sinto falta”, fala.

Eliminar os quilinhos extras fez muito bem para a autoestima de Luiza, mas também trouxe benefícios para sua carreira. “Não sou a favor da ditadura da magreza. Mas ter emagrecido me deu agilidade e disposição e isso me ajuda muito nos meus shows. E, óbvio, melhorou a minha saúde, que eu acho que é a principal questão”, diz.