Topo

Pesquisadores criam suplemento que diminui apetite por alimentos gordurosos

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

09/10/2017 04h00

Já imaginou um ingrediente que fizesse você ter menos vontade de comer um hambúrguer ou uma pizza? Pois ele existe e está sendo estudado por cientistas britânicos.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Segundo um artigo publicado no periódico “The American Journal of Clinical Nutrition”, pesquisadores da “Imperial College London”, na Inglaterra, desenvolveram um novo tipo de suplemento alimentar que “desliga” seletivamente a função do desejo. O composto acaba com a ânsia por alimentos gordurosos de altas calorias, sem afetar o apetite por comidas saudáveis.

O suplemento é baseado em uma molécula produzida pelas bactérias que vivem no intestino. Os cientistas disseram que o ingrediente ativa a liberação de um composto no intestino chamado de propionato, responsável por mandar um sinal para o cérebro dizendo que devemos parar de comer.

Intestino - iStock - iStock
São as bactérias do intestino que mandam um sinal para o cérebro dizendo que estamos satisfeitos
Imagem: iStock

Em um teste feito com 20 voluntários, os pesquisadores fizeram com que metade dos indivíduos bebessem um milkshake contendo 10 gramas do ingrediente, enquanto a outra ingeriu um placebo. Em seguida, os participantes fizeram um exame de ressonância magnética e diversas imagens de alimentos com baixas e altas calorias foram mostrados.

O resultado apontou que aqueles que tomaram o suplemento tiveram menos atividade nas regiões do cérebro relacionadas à recompensa --mas apenas quando olhavam para alimentos de altas calorias. Eles também descobriram que as imagens se tornaram menos atrativas para esse grupo.

Depois, os voluntários ganharam uma tigela com macarrão à bolonhesa e foram orientados a comer o quanto quisessem. Surpreendentemente, o grupo do suplemento comeu 10% menos do que o outro.