Topo

Empresa espanhola cria abacate "light" e promete 30% menos gordura

Que tal um abacate light? - Divulgação
Que tal um abacate light? Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/10/2017 11h42

Já sabemos que, apesar de calórico, o abacate é fonte de gorduras boas e também está cheio de vitaminas. Com tanta gostosura e benefícios, basta uma rápida busca na internet para encontrar receitas interessantes utilizando a fruta, seja como ingrediente de pratos salgados ou de doces.

A previsão, no entanto, é que o abacate se torne ainda mais popular em breve. Isso porque uma empresa espanhola anunciou a criação da fruta na versão "light". A Isla Bonita afirma que seu abacate tem até 30% menos de gordura do que a versão normal e que estará disponível o ano inteiro.

De acordo com a empresa, o produto também amadurece mais rápido, e se oxida --deixando aquele estranho tom marrom-- de maneira mais lenta. Para isso, os abacates são cultivados sob condições especiais de solo e clima, proporcionando os mesmos benefícios nutricionais, só que com menos gordura.

Os abacates são um sucesso na culinária por sua textura rica e cremosa, causada pelo alto teor de gordura --uma fruta média tem entre 20 e 30 gramas de gordura. A maior parte disso é monossaturada, que tem sido associada à redução do colesterol e ao menor risco de câncer e doença cardíaca.

Mas seu abacate matinal na torrada pode ser menos virtuoso do que você pensa. Isso porque um grande contém cerca de 330 calorias, pouco menos de um quinto da ingestão diária recomendada para uma mulher comum. Já a versão com baixo teor de gordura deve ser lançada na Espanha no final deste mês, durante uma feira comercial em Madri.

Um representante da empresa disse à Fruitnet que a versão leve poderia marcar o "segundo grande salto no desenvolvimento do mercado do abacate". No ano passado, as preocupações com a falta de abacate chegaram a provocar roubos na Nova Zelândia.