Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Há um novo diabetes e ele está sendo erroneamente diagnosticado como tipo 2

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

24/10/2017 10h01

Já estamos bastante familiarizados com o diabetes tipo 1 e 2, mas você já ouviu falar no tipo 3c?

No diabetes tipo 1, que geralmente começa na infância ou no início da idade adulta e quase sempre precisa de tratamento com insulina, o sistema imunológico do corpo destrói as células do pâncreas que produzem insulina.

O diabetes tipo 2, no entanto, ocorre quando o pâncreas não consegue acompanhar a demanda de insulina do corpo. Muitas vezes é associado ao excesso de peso ou à obesidade e geralmente começa na idade média ou velhice, embora a idade de início esteja diminuindo.

Já o tipo 3c é causado por um dano no pâncreas, talvez por uma pancreatite, um tumor ou uma cirurgia. Esse estrago não somente prejudica a habilidade do órgão de produzir insulina, mas também de produzir as proteínas necessárias para digerir alimentos (as enzimas digestivas) e outros hormônios.

Frequentemente diagnosticada erroneamente como diabetes tipo 2, o 3c demanda insulina de seus portadores e, diferentemente dos outros tipos da doença, também se beneficia do consumo de enzimas digestivas, que podem ser encontradas no formato de tabletes.

Insulina - iStock - iStock
Diabéticos do tipo 3c também precisam de insulina, assim como o consumo de enzimas digestivas
Imagem: iStock

Em adultos, novo diabetes é mais comum que o tipo 1

Especialistas e pesquisadores estão preocupados que essa variedade da doença seja muito mais comum do que se previa e muitos casos não estão sendo corretamente diagnosticados. Por essa razão, eles analisaram dados de saúde de mais de 2 milhões de pessoas na Inglaterra e descobriram fatos alarmantes.

Em adultos, o diabetes tipo 3c é mais comum do que o tipo 1; quem tinha a nova variedade da doença precisava de cinco a 10 vezes mais insulina do que quem tinha o tipo 2; a doença geralmente ocorreu após uma década do dano no pâncreas.

Esse longo atraso pode ser uma das razões pelas quais os dois eventos geralmente não são considerados vinculados e o diagnóstico de diabetes tipo 3c está sendo negligenciado.

Identificar corretamente o tipo de diabetes é importante, pois ajuda a selecionar o tratamento correto.

Várias drogas usadas para diabetes tipo 2 podem não ser tão eficazes no diabetes tipo 3c. O diagnóstico incorreto, portanto, pode desperdiçar tempo e dinheiro, já que expõe o paciente a tratamentos ineficazes e a altos níveis de açúcar no sangue.