Beleza

Até máscaras caseiras:10 truques para ter pele linda no verão sem maquiagem

Getty Images
10 truques para ter uma pele linda no verão sem maquiagem Imagem: Getty Images

Helô Oliveira

Colaboração para o UOL

11/12/2016 06h02

A pele fica mais oleosa durante o verão e não é à toa. Quando o dia está quente, ela passa a produzir mais sebo para se proteger das agressões solares e, como consequência, muitas mulheres enfrentam um boom de acne e acabam apelando para o make para disfarçar a situação. O recurso pode até funcionar no dia a dia, mas será que é uma boa ir para a praia ou piscina com tanto produto no rosto?

“Não é aconselhável. Estar maquiada impede a reaplicação do filtro solar, essencial para manter a saúde da pele. Se for a esses lugares, vá de cara lavada”, afirma a dermatologista Ana Carolina Sangalli, do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A pedido do UOL, dermatologistas e nutricionistas dividem truques simples para deixar a cútis linda e radiante sem precisar apelar para o arsenal de primers, bases e afins.

  • Abuse do protetor solar

    Se existisse uma pedra com os dez mandamentos da pele, o primeiro seria "use filtro solar". Isso vale para os dias quentes ou frios, no verão ou no inverno, dentro do escritório ou na praia. Para evitar manchas e até câncer de pele, é fundamental usar o produto, que protege a tez dos nocivos raios ultravioleta emitidos pelo sol e até pela tela do computador. "Cada tipo de pele pede um específico. Cremes para as mais secas, enquanto as oleosas se dão bem com gel-cremes, séruns e fluidos, que não deixam o aspecto melecado", indica a dermatologista Michele Haikal, membro titular do Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia, de São Paulo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que o protetor tenha fator 30 ou mais.

  • Considere o protetor solar oral

    Não deve ser usado como substituto do protetor tradicional, e, sim, como reforço à sua ação. Isso porque a função dele não é bloquear a radiação solar, como faz o seu parceiro, mas diminuir os danos causados pela radiação ultravioleta. Entre as substâncias mais usadas nas formulações está o extrato de polypodium leucotomus, planta que tem efeito antioxidante segundo estudo publicado no jornal científico norte-americano The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Com isso, ela combate os efeitos do sol na pele --incluindo o indesejado fotoenvelhecimento. A vitamina E tem o mesmo efeito e, por isso, também é amplamente usada. Porém, é preciso de receita para tomá-los. "Cabe ao médico analisar o quadro de saúde do paciente e decidir se é necessário", ressalta Ana Carolina.

  • Beba muita água

    De nada adianta investir em cremes se a principal maneira de garantir a hidratação é pela boca. A água é o principal constituinte do corpo humano, acumulando funções como transportar oxigênio e sais minerais para as células. Portanto, sua escassez prejudica a cútis não apenas por deixá-la com aspecto ressecado, mas também por dificultar a chegada de nutrientes ao tecido, o que é fundamental para sua beleza. "A falta de líquidos no organismo pode ocasionar diversos prejuízos, inclusive piorar a textura da tez, diminuir seu tônus, elasticidade e deixá-la com aparência menos saudável", explica Marcia Nacif, professora de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. "De modo geral, recomendamos 35 ml por quilo de peso para adultos saudáveis", ensina. Uma mulher de 60 quilos, por exemplo, deve consumir 2,1 litros de líquidos diariamente. Essa conta inclui não apenas água, mas também chás, sucos e outras bebidas.

  • Capriche nos antioxidantes

    "Eles previnem a ação dos radicais livres que se formam pela exposição ao sol, à poluição, ao cigarro e ao vento", garante Cinthia Monteiro, professora de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. Capriche na ingestão de nutrientes como vitamina C (frutas cítricas em geral, como laranja e acerola), vitamina E (oleaginosas, azeite e óleos em geral, abacate e semente de linhaça), flavonóides (morango, amora, framboesa, mirtilo e cereja), licopeno (tomate, goiaba e melancia), betacaroteno (alimentos alaranjados, como mamão, abóbora e cenoura, e verde-escuros, como rúcula, brócolis e espinafre), ômega-3 (peixes de águas frias, sementes de linhaça e de chia e óleo de canola), zinco (carnes em geral, gérmen de trigo, cereais e grãos integrais) e cobre (cereais e grãos integrais e oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanhas em geral). "O betacaroteno também ajuda na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele, e deixa o bronzeado mais bonito", lembra Caroline Semerdjian, dermatologista do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.

  • Invista em sucos naturais

    Quer coisa melhor do que se refrescar, hidratar o corpo e ingerir um montão de antioxidantes de uma vez? Aqui, o segredo é misturar frutas, legumes e vegetais. A combinação de couve e cenoura, por exemplo, fornece xantofila, nutriente que lubrifica a pele. "Para que o betacaroteno da cenoura faça mais efeito no bronzeamento, tome o suco uma hora e meia antes da exposição solar", indica Luciana Setaro, professora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.

  • Esfolie a pele periodicamente

    "Essa atitude remove a camada mais superficial e mais antiga da pele, promovendo sua renovação", explica Caroline. Com isso, ela fica macia e com viço sem precisar de maquiagem. "Quem tem pele oleosa pode fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana. Já as mulheres de pele seca devem passar por esse processo a cada 15 dias", recomenda Morais. Aproveite para fazer isso depois do banho, quando os poros estão mais abertos graças ao vapor da água morna e mais suscetíveis à ação do produto.

  • Fique amigo do óleo de coco

    Tão versátil para a beleza que pode, literalmente, ser passado da cabeça aos pés. Ele tem uma ação muito interessante na pele do rosto, especialmente nessa época do ano, quando está mais propensa à oleosidade. "Além de ser bactericida e fungicida, ele age inibindo a produção de DHT, uma enzima causadora da oleosidade. Com isso, ele consegue combater a produção excessiva de sebo", observa Michele. O óleo de coco também impede que a pele perca água, mantendo-a hidratada, e tem propriedades antioxidantes, atuando contra o envelhecimento precoce.

  • Cuide dos lábios

    Muitas vezes nos preocupamos tanto com a pele do rosto que nos esquecemos dos lábios, extremamente frágeis e que sofrem, e muito, nos dias ensolarados. "O calor faz com que transpiremos muito, e essa desidratação se manifesta com maior intensidade nas áreas mais sensíveis", afirma Ana Carolina. Soma-se a isso a ação do ar-condicionado --que salva a vida nos dias muito quentes, mas castiga a pele ao desidratá-la. Por isso, o melhor remédio para a boca ressecada é ingerir bastante líquido e usar um protetor labial com FPS.

  • Experimente máscaras caseiras

    Hoje em dia, os cosméticos possuem tecnologias impressionantes, mas as soluções caseiras jamais vão sair de moda. A dermatologista Michele Haikal ensina duas receitinhas, uma para peles secas e outra para mistas ou oleosas. No primeiro caso, misture duas colheres (sopa) de abacate amassado a uma colher (sopa) de óleo de coco, deixe agir no rosto por 20 minutos e enxágue. Já quem está no segundo grupo pode fazer uma máscara com um pacote de gelatina incolor, uma cápsula de carvão ativado triturada e meia xícara (chá) de água. Basta aquecer a água até que fique morna e diluir nela os demais ingredientes. Passe no rosto, deixe agir por 15 minutos e remova-a completamente. O carvão ativado, que pode ser encontrado em farmácias, possui superfície porosa. Na prática, isso significa que ele age como uma esponja, que "puxa" para si a oleosidade e os indesejados cravinhos.

  • Siga o ritual de limpeza

    É fundamental cumpri-lo duas vezes ao dia: uma de manhã e outra à noite, mesmo que você não tenha usado maquiagem. Se você passou make ou mesmo um protetor com cor, comece pela água micelar, que removerá quaisquer resíduos. Em seguida, vá para o sabonete, que deve ser adequado para seu tipo de pele. Depois, dispense o tônico. Sim, você leu certo. Ele pode remover demais a oleosidade da pele, fazendo com que ela produza ainda mais sebo para compensar a falta. "Indico apenas para quem tem muita acne. Se não for o caso, sugiro uma fórmula manipulada de acordo com as necessidades do paciente", diz Ana Carolina. Outra opção é dar borrifadas de água termal. "Ela tem ação hidratante e ajuda a equilibrar o pH da pele, deixando-a com aspecto saudável", justifica. Espere secar e prossiga com o filtro solar, se for dia, ou com o tratamento noturno. "Aplique os produtos com a ponta dos dedos, de leve, usando movimentos ascendentes do centro do rosto para as laterais", ensina Newton Morais, médico especialista em dermatologia, que cuida da pele de celebridades como Anitta e é membro do Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia. Você também pode carregar a água termal na bolsa e dar pequenas borrifadas sempre que sentir necessidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo