Topo

11 erros nada óbvios que você está cometendo na hora de se maquiar

Um dos erros é comprar produtos que não sejam para o seu tipo de pele - Getty Images
Um dos erros é comprar produtos que não sejam para o seu tipo de pele Imagem: Getty Images

Do UOL

14/02/2017 16h23

Os tempos atuais são democráticos quando se trata de maquiagem. Sombra azul, lábios pretos... A questão não é mais sobre tons e estilos escolhidos e, sim, sobre técnicas de aplicação.

A seguir veja 11 erros nada óbvios –reunidos pelo site “Insider”-- que você pode estar cometendo sem saber.

  • Usar maquiagem vencida

    Nada de concessões porque se trata de seu produto favorito e tal. Usar itens com a data de validade expirada é correr risco de ter sérias reações alérgicas.

  • Aplicar o corretivo antes da base

    A clássica regra da multiplicação "a ordem dos fatores não altera o produto" não se aplica nesse caso. Ao usar o corretivo antes e, depois, a base, você simplesmente apaga o primeiro. A forma correta é aplicar a base, espalhando bem, olhar-se no espelho e identificar os pontos que precisam de mais cobertura. Aí, sim, aplique o corretiva nessas áreas.

  • Bombear o aplicador do rímel

    Parece um movimento natural bombear o aplicador do rímel no recipiente para pegar mais do produto, certo? Errado! Ao fazer isso, na verdade, você consegue menos máscara e, além disso, deixa entrar ar, o que pode oxidar o cosmético mais rápido e, consequentemente, estragá-lo.

  • Não lavar os pincéis

    É tentador não higienizar os pincéis usados para aplicar maquiagem, já que dificilmente eles parecem sujos. O ponto é que esse hábito pode levar você a ter irritações na pele, por causa do acúmulo de resíduos.

  • Não testar o corretivo sob a luz natural

    Sabe como escolher o corretivo ?ou a base?perfeito para a sua pele? Dando uma voltinha na rua, à luz do dia. Confiar apenas no efeito que você vê no espelho provador da sua loja preferida de maquiagem é praticamente um tiro no pé.

  • Copiar o look de uma amiga

    Nada errado em experimentar indicações de amigas, mas, quando se trata de maquiagem, é preciso ter paciência e testar o que melhor combina com você. A dica vale desde base a máscara de cílios.

  • Não preparar a pele

    Antes de passar base e corretivo, é preciso preparar a pele, para que ela ?segure? a maquiagem. O que isso significa? Antes de mais nada, lavar o rosto e aplicar um primer.

  • Não deixar que delineador e corretivo se misturem

    Para fazer com que o delineador nos olhos dure o dia todo, é importante aplicá-lo sobre a pele seca. Como conseguir isso? Passando um pouco de pó na área, antes de fazer o desenho.

  • Ter pressa ao colar cílios postiços

    A pressa pode ser fatal ao usar o item. Ao aplicar os cílios falsos sobre os seus, segure e conte até 20. Pode parecer uma eternidade, mas o cuidado fará com que fixem melhor.

  • Aplicar batom nos lábios rachados

    Não adianta nada escolher um batom arrasador e aplicá-lo sobre lábios secos. Para um acabamento perfeito, faça uma leve esfoliação da pele e aplique um hidratante labial incolor, antes mesmo de começar a maquiagem. Assim, o produto age até a hora do batom.

  • Ignorar o seu tipo de pele

    Antes de comprar qualquer item para o nécessaire, é importante saber qual é o seu tipo de pele: normal, seca ou oleosa. De posse dessa informação, é só adquirir o item indicado. E como saber que pele é a sua? Consulte um dermatologista.