Cuidados com o cabelo

Cabelo cacheado: 5 coisas que você precisa saber para deixá-lo maravilhoso

João Miguel Junior/Divulgação/ TV Globo
Para Lucy Ramos, que está no ar como a arquiteta Leila de "A Força do Querer", é essencial não descuidar da hidratação Imagem: João Miguel Junior/Divulgação/ TV Globo

Adriana Nogueira

Do UOL

18/08/2017 04h00

As pesquisas sobre cabelos cacheados cresceram 232%, ultrapassando pela primeira vez as por fios lisos. Para Lucy Ramos, a arquiteta Leila da novela “A Força do Querer” (TV Globo), ter tanta informação é um dos pilares da “revolução crespa”. “Graças a Deus a gente está vivendo um momento em que as mulheres, cada vez mais, estão se aceitando cacheadas e procurando informações”, fala a atriz.

Lucy diz que aprendeu, com o tempo, quais cuidados fazem a diferença. “Minha preocupação maior é hidratar, hidratar, hidratar. Faço semanalmente, alternando em casa e no salão.” O cabeleireiro Wilson Eliodorio -- expert em cachos que atende famosas como Taís Araújo -- endossa a importância da hidratação. “Esse tipo de cabelo chega a precisar de três vezes mais agentes hidratantes do que o liso.”

Lucy conta que entendeu que existem diversos tipos de cabelos cacheados e que o que funciona para um pode não funcionar para outro. “O jeito é ir experimentando, de produtos mais caros até os baratinhos.”

Mas há dicas que são universais e que podem te trazer de vez para o “lado cacheado da força”. Veja a seguir o que recomendam Eliodorio e a cabeleireira Carla Patrícia da Silva, do Salão dos Cachos, em São Paulo.

  • Prefira cortar a seco

    O corte tradicional -- feito com o cabelo ainda molhado -- não funciona para cacheadas e crespas. "Com o fio úmido, esticado com o pente, você corta um dedo e, quando seca, são dois a menos", explica Carla. "Cortando a seco, entende-se melhor o comprimento e o caimento do cabelo", fala Eliodorio.

  • Pode repicar, sim!

    Durante muito tempo, acreditou-se que fios crespos não deveriam ser repicados, pois ficariam ainda mais volumosos. Conceito errado. Repicar o cabelo define o volume, deixando-o maior ou menor, de acordo com o gosto da cacheada.

  • Fique de olho no rótulo de xampus e condicionadores

    Lavar os cabelos com xampus sem sulfato na composição fará toda a diferença na vida de crespas e cacheadas: produtos com a substância fazem uma limpeza muito intensa, tirando do fio não só a sujeira como também nutrientes. Na hora de condicionar, prefira aqueles sem parafina líquida, silicones e derivados do petróleo, componentes que grudam nos fios e só saem com sulfatos fortes.

  • Preste atenção em como seca o cabelo

    Depois de lavar -- massageando o couro cabeludo com movimentos circulares, sem friccionar --, não seque esfregando a toalha de banho na cabeça, o que só vai aumentar o frizz (aqueles fiozinhos arrepiados, que são o terror de muitas cacheadas). É melhor apertar os fios com a toalha, para tirar o excesso de água. Se trocar a toalha tradicional por uma fralda de pano ou por uma toalha de microfibra (aquelas fininhas usadas na academia), o resultado pode ser ainda melhor.

  • Desembarace com os dedos

    Sabe o pente de dentes largos? Seus dedos são melhores do que ele para desembaraçar o cabelo. "Com os dedos, você sente melhor o formato dos fios, evitando quebra", explica Eliodorio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Virgula
do UOL
do UOL
Ana Maria
redetv
Folha de S. Paulo
do UOL
do UOL
Webmasters
Revista Ana Maria
Yes Wedding
Beleza
Virgula
Band Terra Viva
Revista Caras
It mãe
Revista Ana Maria
Revista Ana Maria
Revista Ana Maria
Blog Social 1
Revista Ana Maria
Chic
Revista Caras
Revista Ana Maria
Revista Caras
Revista Cabelos & cia
Beleza
Revista Caras
do UOL
Disney Babble
do UOL
Disney Babble
do UOL
Revista Caras
Revista Caras
do UOL
Vírgula
Beleza
Revista Caras
Vírgula
Topo