Estilo de vida

Cinco cuidados para dar um tempo no esmalte e ter unhas naturais bonitas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Para ficarem bonitas, as unhas não precisam necessariamente de esmalte. Muitas vezes, o uso contínuo deste produto pode até enfraquecê-las. Porém, alguns cuidados são necessários para que o visual mais natural não fique com aspecto relaxado. O UOL procurou profissionais para saber como deixar as unhas sempre impecáveis.

  • Manter unhas bem lixadas

    O recomendado, segundo Nayra Fachinetti, responsável técnica do d-unhas, é não usar uma lixa muito grossa. "Ela pode modificar o formato da unha e causar rachaduras que, mesmo invisíveis, facilitam a quebra", diz. Eli Saraiva, manicure do MG Hair, indica lixar uma vez por semana ou quando sentir necessidade.

  • Nunca lixe a lâmina

    Eli alerta para que a lixa não seja utilizada na parte de cima das unhas (lâmina): "Isso enfraquece, descama o local e favorece a quebra", afirma. Para quem sofre com unhas com ondulações, a profissional indica as bases niveladoras e fortalecedoras encontradas facilmente no mercado.

  • Cuidar das cutículas

    No Brasil, ainda existe a cultura de tirar as cutículas. Segundo as profissionais, isso é um erro que pode custar caro à saúde e à beleza das unhas. O ideal é pedir que a manicure só empurre as cutículas e retire somente o excesso com um alicate. Para fazer isso em casa, amoleça as cutículas com água morna e hidratante.

  • Hidratação e nutrição

    Manter a área das unhas hidratada também é essencial. A Vitamina A e a pró-vitamina B presentes em cremes, manteigas, óleos e ceras voltados para as cutículas ajudam a manter a unha mais saudável. Eles podem ser aplicados diariamente para as superfícies mais secas e quebradiças, e em dias alternados para as normais. As bases também ajudam não só a nutrir, como proteger qualquer tipo de unha. "O ideal é passar a cada quatro dias", afirma Nayra.

  • Cuidado ao polir

    Quem tem o hábito de polir as unhas em casa ou na manicure deve redobrar a atenção. "Polimento em casa deve ser realizado sempre com o polidor mais fino. Quem tem problemas de ondulação pode polir uma vez por semana, com delicadeza. Para quem não tem qualquer problema, melhor evitar", diz Nayra. Eli indica o polimento só por manutenção e com indicação profissional: "Antes de fazer em casa, recomendo que procure uma manicure para saber o estado da unha e se ela resiste ao polimento, mesmo que leve. Se for o caso, polir a cada 15 dias", afirma.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

AFP
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Redação
Redação
Moda
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Estilo
Estilo
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Moda
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
Topo