Beleza masculina

Homem também pode! Make masculina esconde imperfeições e melhora o visual

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2016 07h00

Maquiagem também é aliada dos homens, mas as correções feitas dependem muito das necessidades de cada caso. "Corrigir falhas nas sobrancelhas, olheiras, espinhas, marcar o maxilar ou deixar o rosto mais anguloso são algumas das técnicas muito usadas", diz o maquiador Fabiano Okabayashi, idealizador do primeiro curso de beleza para homens no Brasil, segundo a escola de maquiagem Madre Conhecimento Criativo, de São Paulo (SP). Veja dicas de como esconder imperfeições e melhorar o visual sem pesar a mão.

  • Imagem: Facebook/Divulgação
    Facebook/Divulgação
    Imagem: Facebook/Divulgação

    Invista nos produtos "três em um"

    É indispensável o uso de filtro solar e de um produto "três em um", que una o primer para preparar a pele e fechar os poros, a base para uniformizar e esconder imperfeições, e o efeito pó para minimizar o excesso de brilho. Se preferir ter um de cada, anote: "um bom tônico, primer, corretivo no tom da pele e um pó de textura fina: precisa ser tudo muito leve, para que a maquiagem fique com aspecto natural", explica Ivo Vilela, maquiador da marca Hot Makeup no Brasil.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Cuidados com a pele

    Segundo Okabayashi, a maioria dos homens apresentam pele oleosa e poros mais dilatados do que as mulheres. É por isso que, para Ricardo dos Anjos, maquiador e proprietário do salão House of Beauty, de São Paulo (SP), é muito melhor quando o homem cuida da pele, hidrata e protege do sol, passa hidratante labial e um creme nos olhos. "Se precisar controlar o brilho pode usar primer ou o próprio hidratante, que em alguns casos ajuda também", explica o especialista.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Corretivo leve

    Os corretivos são grandes aliados na hora de esconder imperfeições como espinhas, cravos, manchas, cicatrizes e principalmente as olheiras. "Além de encontrar em várias tonalidades ainda existem opções para todos os bolsos, e é muito fácil de aplicar", ensina Okabayashi. Se pedir um corretivo de alta cobertura, Vilela deixa a dica para não pesar o visual como no caso do ator Jared Leto (foto): "Aconselho diluir com água termal para obter uma textura mais leve".

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Rímel

    O rímel incolor é discreto e pode realçar os cílios como o comediante Russell Brand (foto). "Para abrir o olhar sugiro que aplique poucas camadas para não ficar com efeito de cílios molhados", diz o maquiador Zuh Ribeiro, do Rio de Janeiro (RJ). E se quiser um efeito de barba mais cheia, o rímel de tom próximo dos pelos até pode ser a solução: "Passe no sentido da barba para ajudar a preencher pequenas falhas, fica bem natural", garante Ribeiro.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Make barbudo

    Se tiver muitos pelos no rosto é questão de honra lembrar deles. "Caso aconteça de ir um pouco de produto na barba não encane e tire o excesso com cotonete seco", explica o maquiador e youtuber Helder Marucci. Para Okabayashi também dá para resolver a sujeirada com lenço demaquilante ou improvisar com um papel toalha para retirar excessos. A dica ajuda a conquistar um visual parecido com o do ator Gerard Butler.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Sobrancelhas delineadas

    Dá para resolver falhas ou modernizar o visual com itens fáceis de encontrar. "O lápis 2B, desses encontrados na papelaria do bairro, servem para dar um truque de última hora e definir as sobrancelhas dos morenos", indica Ribeiro. Para pelos mais claros ou sobrancelha rala a dica é potencializar o visual com rímel incolor: "Vai ajudar a manter os fios no lugar e também dá um pouco mais de volume", conta Marucci. Adam Levine, vocalista do Maroon 5, lança mão do truque.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Vale lápis, blush e sombra?

    Homens ficam bem de blush e sombra desde que não haja cintilância alguma nos produtos. "Tons marrons podem ajudar a criar sombras e dimensões no rosto", diz Rafaella Crepaldi, maquiadora da marca Nars no Brasil. Já Douglas Guerra, make up artist de São Paulo (SP), lembra que o ator Johnny Depp sempre (foto) aparece com lápis nos olhos. "É uma proposta ousada e alguns brasileiros usam mais leve, com marrom", conta.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Batom é só para mulher?

    É questão de gosto pessoal. O maquiador Douglas Guerra, de São Paulo (SP), não acha que atualmente haja especificidades de produtos de maquiagem para gêneros. "Homem pode usar batom, máscara ou blush sem chamar atenção para a artificialidade do look. Difícil vai ser ele acertar as técnicas de primeira", finaliza. Na foto ao lado, Robert Smith, do The Cure, que o diga: o cantor é um fã do cosmético há décadas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Glamurama
UOL Mulher - Beleza
do UOL
Beleza
Vírgula - Moda e Beleza
Revista Cabelos & cia
Revista Cabelos & cia
Empreendedorismo - do UOL
AFP
do UOL
Beleza
do UOL
Site RG
Beleza
Beleza
Empreendedorismo - do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Vírgula
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Chic
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza - Álbuns
UOL Mulher - Beleza - Álbuns
do UOL
Beleza
do UOL
BBC
Topo