Beleza

Mitos e verdades sobre o uso do sabonete na beleza

Getty Images
Especialistas respondem se o sabonete é mesmo um produto multiuso imagem: Getty Images

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Desde a Antiguidade, os egípcios utilizavam pastas com óleos de plantas, lama e até cinzas para remover a oleosidade do corpo e a maquiagem. Ao longo dos anos, depois de uma grande evolução nos produtos de higiene e nos cosméticos, os sabonetes ainda integram a rotina de beleza. “É indicado e muito utilizado para remover oleosidade, sujeira, suor e o sebo da pele”, diz Geraldo Magela, assessor do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

  • Não dá para remover make com sabonete

    MITO - O sabonete resolve bem quando usado na remoção de maquiagem leve. Se carregar muito no rímel e batom, que normalmente borram mais na hora de tirar, é melhor usar demaquilante para não deixar nenhuma área do rosto irritada. "É legal usar sabonete para lavar o rosto, mas é indicado usar antes um demaquilante, para não ressecar tanto a pele e remover com facilidade borrões maiores", diz Damiê De Villa, coordenador da dermatologia do Kurotel Centro de Longevidade & SPA, de Gramado (RS).

  • Sabonete líquido é melhor para o rosto

    MITO - Não é a textura que mostra se o produto é ou não melhor para a região, mas o seu pH. "É comum que a formulação mais suave com tensoativos recomendados para o rosto seja encontrada nos sabonetes líquidos, mas há produtos em barra que contêm o mesmo poder de limpeza", garante Joana Miranda, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura.

  • Não é recomendado lavar o cabelo com sabonete

    VERDADE - "Lavar os cabelos com sabonete não é errado, mas se deve atentar que existem produtos específicos para este fim que aliam capacidade tensoativa, proporcionam brilho e eliminam a capacidade estática facilitando o ato de pentear", diz Damiê De Villa.

  • É prático substituir hidratante corporal por sabonete hidratante

    MITO - Alguns sabonetes também possuem a função de hidratar a pele, além de limpar. Entretanto, a duração do tempo de hidratação é menor e menos profunda que a proporcionada pelos hidratantes corporais. "Os sabonetes hidratantes são mais indicados para minimizar a agressão a peles mais secas e sensíveis, e também podem ser usados para potencializar a eficácia dos hidratantes corporais", diz Joana Miranda.

  • Água quente pode intensificar o perfume do sabonete

    VERDADE - "A água quente ajuda na intensificação do perfume do sabonete durante o banho, mas pode provocar o ressecamento da pele já que a alta temperatura estimula a dilatação dos poros removendo sua gordura natural. Por isso, a água morna é mais recomendada e ela não altera em nada o poder de limpeza do sabonete", diz Jessica Albino, gerente de produto da Korres, marca grega de cosméticos .

  • Sabonete que faz mais espuma limpa mais

    MITO - Não precisa procurar por um sabonete que faz muita espuma se acha que ele será mais eficaz para limpar determinada área do corpo, como na hora de retirar a maquiagem. "A espuma é apenas o veículo usado, o poder de limpeza está relacionado à quantidade e qualidade dos ativos", diz Ana Carolina Franco, dermatologista da Haute Dermatologia e Estética, de São Paulo.

  • É melhor usar sabonetes específicos para cada região do corpo

    VERDADE - "Cada região do corpo tem uma tendência maior ou menor de produzir oleosidade ou sudorese, além da sensibilidade individual de cada área. Sendo assim, a escolha dos produtos adequados é essencial", diz Ana Carolina. Em casos de acne, sempre consulte o dermatologista, pois ele poderá indicar o sabonete ideal para o tratamento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
BBC
Beleza
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
BBC
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Topo