Estilo de vida

Quais cremes faciais homens e mulheres devem usar em cada faixa etária

Getty Images
Não sabe qual creme facil usar? Veja indicações de especialistas imagem: Getty Images

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

A oferta de produtos para a pele que prometem hidratação, nutrição e rejuvenescimento do rosto é enorme. E não só para as mulheres. Apesar de ter a pele mais grossa e resistente, os homens também devem ter a mesma rotina de cuidados. Diante da variedade de opções, quais são os tratamentos indicados para qual idade? O UOL falou com especialistas para esclarecer essas e outras dúvidas.

  • Antes dos 20 anos

    A dermatologista Anelise Ghideti defende que o primeiro passo é, ainda na infância, não esquecer do protetor solar todos os dias. A cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira acrescenta que o primeiro cuidado também deve ser a higienização diária no início da adolescência, com produtos naturais derivados de chás, mel e camomila. "Muito do que é vendido hoje para essa faixa é derivado de petróleo, que intoxica a pele", diz.

  • A partir dos 20 anos

    Para Karina Gilio, médica cirurgiã plástica, um hidratante leve, à base de sérum, e um protetor solar são suficientes. Já Anelise defende o uso de cremes leves com a Vitamina C, "que previne o envelhecimento por sua ação antioxidante, além de clarear e iluminar a pele". O uso da vitamina, no entanto, não é opinião unânime. Roseli, no entanto, é contra e argumenta que pode tornar a pele mais ácida e causar manchas no futuro.

  • Aos 30 anos

    Nessa faixa já começam a surgir as rugas, flacidez e manchas. A dermatologista Geisa Costa acredita que já é hora para cremes anti-rugas. Anelise defende o poder de ativos ácidos, como derivados da vitamina A (retinol, retinoaldeido, ácido retinoico e adapaleno), clareadores (hidroquinona, arbutin alfa, acidokojico) e antioxidantes (vitamina C).

  • Aos 40 anos

    Nesta faixa, a pele saudável ainda recupera a película protetora naturalmente, mas começa a ficar mais fina. Além disso, há um declínio hormonal e perda de hidratação da pele. Anelise recomenda o uso de ativos com uma função reestruturante e de estimulo de colágeno maior, como os peptídeos, substâncias hidratantes (ácido hialurônico, ceramidas) e ativos que reponham alguns componentes hormonais (soja).

  • A partir dos 50 anos

    Nesta faixa, é comum a indicação de cremes ainda mais concentrados para repor a proteção natural de uma pele ainda mais frágil, ressecada e sensível. Para Roseli, o ideal é um creme mais nutritivo e com efeitos tensores. Os ativos indicados são o ouro e o chocolate, que estimulam a circulação. Sobre os cremes mais densos, a cosmetóloga diz que o uso não deve ser contínuo, para que a pele não fique muito "carregada" e acabe perdendo o poder de reter a hidratação. A indicação, segundo ela, é dar um descanso de três a quatro meses de um pote para outro.

  • Para todas as idades

    A indicação dos especialistas é nunca deixar a pele desprotegida do sol, deixá-la sempre limpa para que não sofra com maquiagem e poluição e beber pelo menos um litro e meio de água todos os dias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Projetos
do UOL
BBC
Glamurama
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
UOL Estilo
Redação
do UOL
Moda
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Mulher - Moda
Topo