Estilo de vida

4 dicas para cuidar da tatuagem nos dias de sol, praia e piscina

Getty Images
Tatuagem requer cuidados especiais para continuar bonita durante o verão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 12h01

Além de coragem para aguentar a dor, quem faz tatuagem precisa ter disciplina para manter o desenho bonito. Durante o verão, a atenção deve ser redobrada. Tatuadores e dermatologistas contam ao UOL quais são os riscos e os cuidados na hora da exposição ao sol, ao cloro e à água salgada.

  • Recém-tatuados

    Daniel Fuchs, do estúdio Dublin Tattoo (RJ), indica evitar sol diretamente sobre a área tatuada pelo menos três dias após a conclusão do desenho. Sauna e banhos de mar ou piscina são proibidos até saírem as casquinhas da cicatrização. Para manter o desenho sem falhas, também é recomendado que a pessoa não esfregue a toalha após o banho. É permitido curtir praia, piscina ou bronzear-se somente um mês após a tatuagem ter sido feita, indica Elton Mapelli, do estúdio Royal Tatoo (SP).

  • Após a cicatrização

    Para que não quer fugir do sol, o ideal é usar um bloqueador solar fator 50. Camila Saraiva, tatuadora do estúdio Banzai Ipanema (RJ), recomenda os protetores específicos para peles sensíveis. Daniel também indica o uso de hidratante no local tatuado.

  • Cuidados na praia

    "O problema do mar não é somente o sal, mas também a sua poluição. A tatuagem no período de cicatrização não deixa de ser uma ferida que, em contato com impurezas, pode vir a infeccionar", lembra Camila. Flávia Schueler, dermatologista da Clínica Art Sculp, diz que o sal do mar pode ressecar a pele e danificar a tatuagem em caso de pele mais ressecada. "O ideal é sempre manter a pele hidratada com hidratantes mais potentes e se possível tomar uma ducha de água doce após o banho de mar", indica.

  • E na hora da piscina

    Segundo a dermatologista, além do sol, as tatuagens coloridas precisam de mais cuidados quando entram em contato com o cloro das piscinas, pois podem desbotar mais rápido que as pretas - principalmente as com pigmentos mais claros, como amarelo, laranja e verde. O protetor solar também protege nesse sentido. O importante é aplicar o filtro até meia hora antes da exposição e reaplicar a cada duas horas, bem como sempre que sair da água. Manter a pele hidratada também ajuda a manter a cor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo