Beleza

Síndrome de Rapunzel: mitos e verdades sobre o crescimento do cabelo

Getty Images
Será que receitas simples fazem o cabelo crescer mais rápido? Imagem: Getty Images

Natália Eiras

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 18h42

Pelo menos uma vez na vida, boa parte das pessoas já tentou conquistar o sonho do cabelão comprido, ainda que não tenha sido fácil controlar a ansiedade causada pela espera do crescimento dos fios. Nestes momentos, dá-lhe receitinhas caseiras para dar uma turbinada no creme de tratamento e quem sabe ajudar no processo de crescimento. Às vezes, no entanto, estes macetes podem ser apenas desperdício de dinheiro e tempo. Para você não cair nesta cilada, o UOL conversou com especialistas para desvendar alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Mito ou verdade?

  • Cortar as pontas ajuda no crescimento?

    MITO - De acordo com a dermatologista Thais Pepe, é tudo uma questão de "ilusão de ótica". "Após cortarmos as pontas, o cabelo aparenta estar mais saudável por tirarmos a parte mais danificada", diz a especialista. Ainda assim, aparar os fios não influencia no crescimento.

  • Alimentação pode ajudar o cabelo a crescer?

    VERDADE - Não há nenhum alimento específico que comprovadamente ajude os fios a crescerem. "Mas, para termos cabelos saudáveis, o ideal é ter uma alimentação balanceada e completa", fala Thais. Segundo Michele Haikal, dermatologista de São Paulo (SP), alimentos como cenoura e mamão, ricos em vitamina A, ajudam na hora de conquistar o cabelo longo. "Eles auxiliam na renovação e multiplicação celular", afirma. O dermatologista Abdo Salomão Jr., de Minas Gerais (MG), diz que uma dieta rica em proteína dá combustível para o corpo produzir queratina, matéria-prima do fio capilar. "Ele, então, dá uma encorpada e cresce mais rápido", completa.

  • Colocar ampolas no creme turbinam o crescimento?

    MITO - Não importa, não dá para dar uma bombada no creme de tratamento para ajudar no crescimento dos fios. "O cabelo cresce 1cm por mês e isso não se altera com dieta ou uso de medicações", explica Thais Pepe. De acordo com a especialista, o jeito, então, é ter paciência.

  • Anticoncepcional no creme pode dar uma mãozinha?

    HÁ CONTROVÉRSIAS - De acordo com Haikal, trata-se de um caso típico em que o princípio pode até ser correto, porém sua aplicação não. A progesterona, hormônio presente na pílula, realmente dá uma turbinada, mas há maneiras melhores de usá-la a seu favor. "Ela precisa ser manipulada de maneira a penetrar melhor os ativos no couro cabeludo", especifica a especialista. Ou seja, não simplesmente colocando o anticoncepcional no creme de tratamento. Salomão Jr, por sua vez, diz que, mesmo manipulado, o hormônio não afeta o crescimento. "A progesterona e o estrogênio são macromoléculas que não conseguem entrar no couro cabeludo".

  • Cabelo cresce mais rápido no verão

    VERDADE, MAS NÃO REGRA - Michele conta que os fios tem ciclos de crescimento. "Dependendo da fase em que ele está, ele cresce mais, e, muitas vezes, esta fase mais favorável bate com o verão", observa a especialista.

  • O estresse impede o crescimento do cabelo

    VERDADE - Ou pelo menos em parte, já que o estresse pode fazer os fios caírem com mais frequência. "Podemos desenvolver um quadro chamado de eflúvio, no qual temos um aumento da queda do cabelo", narra Pepe.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
Topo