Topo

Sobrancelha oriental cresce de forma diferente e merece cuidado específico

Sobrancelha dos orientais tem suas especificidades e requer cuidados - Getty Images
Sobrancelha dos orientais tem suas especificidades e requer cuidados Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 07h00

Não é só a cor da pele e o tipo de cabelo que caracterizam a beleza das mulheres orientais. O que muita gente não sabe é que as sobrancelhas desta etnia também são diferentes, fato que leva muitas descendentes de japoneses, chineses e coreanos a ter dificuldade para encontrar atendimento de beleza adequado por aqui.

O UOL procurou profissionais para conhecer essas especificidades e mostrar quais tratamentos podem ajudar as orientais e descendentes a manter a beleza das sobrancelhas.

  • Rebeldes, claras e finas

    Os pelos da sobrancelha oriental crescem em direções variadas --mais do que os das ocidentais. Além disso, são mais compridos e, ao contrário do que muitos pensam, levando em conta a espessura do cabelo oriental, mais finos que o de outras etnias. Quanto ao formato, essas sobrancelhas costumam ser mais curtas e finas, e sua tonalidade tende a ser mais clara do que as demais.

  • Lápis aliado, pinça inimiga

    O uso de um lápis específico para a região é de grande ajuda para engrossar e alongar o desenho, além de dar mais cor aos fios. O grande cuidado é evitar o uso exagerado da pinça, em função do espaçamento maior entre os fios. "Como as orientais não costumam ter o côncavo definido, afinar demais as sobrancelhas pode gerar um resultado pouco harmonioso para o rosto", diz Luzia Costa, especialista da rede Sóbrancelhas.

  • Fios rebeldes

    Para os pelos mais desalinhados, característicos da sobrancelha oriental e que não podem ser retirados, Rubia Melo, especialista da rede de estética Siluets, indica a técnica do alisamento de sobrancelhas, que consiste no uso de produto específico para "domar" os pelos.

  • Como preencher o maior espaço entre os fios

    O lápis para sobrancelhas ajuda não só a cobrir as falhas, como a engrossar o desenho. Para quem procura dar mais destaque ao desenho mais fino e até corrigir o desenho de maneira mais duradoura, tanto Luzia quanto Rubia recomendam o uso de hena --tintura aplicada sobre a pele-- ou da técnica de micropigmentação --pigmentação através de agulhas, com maior duração.