Topo

Top 10: relembre as tendências de beleza que bombaram em 2015

Montagem
Imagem: Montagem

Do UOL, em São Paulo

15/12/2015 07h00

A beleza de 2015 foi bem democrática, com tendências para todos os gostos. Cabelo supercolorido ou castanho iluminado, maquiagem bem discreta ou dramática, apareceu de tudo um pouco nas passarelas, tapetes vermelhos, programas de televisão e, claro, nas ruas. Os homens também não ficaram de fora e emplacaram looks polêmicos como os coques estilo samurai e barbas de todos os jeitos. Veja os dez destaques do mundo da beleza em 2015.

  • Divulgação/TV Globo

    Long bob

    O corte da vez é reto, com pontas desconectadas e levemente onduladas. O comprimento pode ir até o queixo ou ombros e a coloração pode dar ainda mais destaque às pontas. O efeito elegante, porém descontraído é imediato. Não à toa foi o cabelo que mais fez sucesso nas novelas, como no look de Soraya, a personagem de Letícia Spiller em "I Love Paraisópolis", e foi direto para os salões.

  • Felipe Assumpção/Léo Marinho/AgNews

    Tranças para todos os gostos

    Fininhas, em forma de coque ou irregulares, as tranças dominaram a cabeça de famosas e anônimas em 2015. O estilo versátil pode ser usado em ocasiões mais formais, como as tranças embutidas em penteados mais certinhos (como a tiara de Marina Ruy Barbosa), ou até para quem deseja somente prender o cabelo de modo mais prático.

  • Photo RioNews

    Efeito "tartaruga"

    Se 2014 foi o ano do degradê entre dois tons (o chamado "ombré"), em 2015 o que conquistou as mulheres em tintura foi o efeito inspirado nas cores do casco do animal. A mistura entre cores terrosas e quentes como castanho, mel, marrom e dourado virou febre após ser exibido por Jessica Alba, Lily Aldridge e a top brasileira Gisele Bündchen.

  • Reprodução/Instagram

    Cabelo colorido

    As mais ousadas também se divertiram ao colorir os fios em 2015. Depois do arco-íris e algodão doce, a tendência é ter cabelo de sereia ou com as cores do por do sol. Roxo, laranja, verde e azul em tons pastéis ganharam o tapete vermelho com Katy Perry, Kylie Jenner e Demi Lovato e as contas de redes sociais de mulheres do mundo todo.

  • AP Photo

    Coque masculino

    Longe de ser unanimidade, esse tipo de penteado conquistou a cabeça dos homens. As principais referências vêm do mundo das celebridades: de Leonardo DiCaprio ao ex-jogador David Beckham. Não tem cabelo suficiente? Não se preocupe. Até aplique de coque samurai já inventaram em 2015.

  • iStock

    Barbas estilizadas

    Ninguém mais tem mais desculpa para deixar os pelos do rosto descuidados. Compridas ou rentes ao rosto, as barbas perderam o ar de acessório hipster para conquistar homens de todos os estilos. Barbearias voltadas para a manutenção do desenho e cuidado dos pelos pipocam pelo país e estão cada vez mais lotadas.

  • Christian Parente/UOL

    Cara limpa

    Das passarelas para as ruas, a maquiagem pesada perdeu a vez em 2015. Blush menos marcado, olhos com máscara mais discreta, traçados mais finos de delineador e batom nude foram algumas das tendências do ano. A conhecida "cara de saúde" é a bola da vez e promete seguir como tendência em 2016.

  • Reprodução/Vírgula

    Batom escuro

    Para quem não abre mão de um make mais dramático, bocão também marcou 2015. Os batons ganharam cores para nenhuma gótica suave botar defeito e fizeram bastante sucesso. Roxo, berinjela, marsala e até preto foram as cores mais usadas por quem gosta de destacar mais os lábios sem medo.

  • Getty Images

    Sobrancelhas grossas

    Seguindo o look menos montado, as sobrancelhas ficaram mais distantes das pinças durante o ano. A top britânica Cara Delevingne inspirou as mulheres a deixar o desenho dos pelos mais irregular e cheio. Para quem tem pelos muito finos ou falhos, marcar com lápis também ajuda a conquistar o visual mais selvagem.

  • Divulgação

    Nail art de novela

    No Brasil, uma febre indiscutível foram as unhas de Atena, personagem de Giovanna Antonelli em "A Regra do Jogo". O desenho geométrico diagonal em cor preta e com cobertura opaca veio direto de desfiles internacionais, mas conquistou os salões desde o início da novela, em agosto.