Topo

Em busca de precisão, espanhol oferece corte com espada samurai e maçarico

Olmedo também usa punhais em sua busca por simetria - Guimar Fotografia
Olmedo também usa punhais em sua busca por simetria Imagem: Guimar Fotografia

18/12/2015 18h53

É compreensível se, em vez de "vigiar" pelo espelho, clientes do cabeleireiro Alberto Olmedo fechem os olhos com força. Afinal, a ideia de ter um maçarico ou espadas samurai perto do pescoço deve soar assustadora até para os mais corajosos.

Mas é assim que o espanhol aparentemente consegue precisão milimétrica em seus cortes - ainda que o próprio Olmedo descreva seus métodos como "medievais".
Ele também usa garras que o fazem parecer com o personagem-título do filme Edward Mãos de Tesoura.

Em um vídeo que teve mais de 120 milhões de visualizações no Facebook, o espanhol é visto usando o maçarico, que alcança uma temperatura de 1.300ºC, para aparar as madeixas de uma cliente. Há também imagens do cabeleireiro em poses de filme de ação, usando as espadas para trabalhar o penteado de outra "vítima".

"Cabeleireiros normalmente cortam um lado e depois o outro. Sempre fica diferente. A única maneira de obter precisão é cortar os dois lados simultaneamente", explica Olmedo.

Para isso servem as duas espadas samurai. O fogo é usado para ajudar a dar forma. "Você precisa de imaginação nesta profissão".

O salão de Olmedo fica em Campamento, bairro no sul de Madri. No website, o espanhol diz praticar um "estilo transgressor". Não há muitas informações sobre o volume da clientela, mas as reações na mídia social têm sido marcadas por uma certa desconfiança. Uma das usuárias pediu que o cabeleireiro decida se "quer trabalhar cortando cabelo ou bancando o ninja".

E, no Facebook, Olmedo responde pessoalmente a alguns internautas. Inclusive para dizer que não é preciso marcar hora no salão. Antes que alguém pense que trata de ociosidade na procura, vale lembrar que o cabeleireiro ensinou as técnicas de corte aos seis estilistas que emprega.