Topo

Marrons, azuis ou neutros, batons ditam rumos da beleza do Fashion Rio Inverno 2011

Do marrom ao tradicional vermelho, batons foram os hits de beleza do Fashion Rio Inverno 2011 - Alexandre Schneider/UOL
Do marrom ao tradicional vermelho, batons foram os hits de beleza do Fashion Rio Inverno 2011 Imagem: Alexandre Schneider/UOL

GEOVANNA MORCELLI

Da Redação

20/01/2011 19h39

Uma semana de moda serve não apenas para despertar novos desejos de consumo de roupas, acessórios e sapatos, mas também para apontar tendências de beleza para a próxima estação. No Fashion Rio, que terminou no último domingo, os batons ditaram os rumos do inverno.

O mais notável deles foi a volta do batom marrom, que estava esquecido no fundo das gavetas desde o fim da década de 90, e reapareceu no tom metalizado, quase dourado, do desfile da Cantão e no levemente perolado da Coca Cola Clothing. Nessa versão 2011, o tom pode acompanhar blush rosado ou compor um look monocromático com outros tons terrosos nos olhos e nas maçãs.


Já o desfile de Lucas Nascimento reforçou a proposta que foi apresentada nos desfiles de verão de Herchcovitch e da Neon: batons em cores inusitadas como azul marinho, verde-água e mostarda, feitos com uma mistura de pigmentos apenas para a passarela. Quem quiser levar a ideia para a "vida real", marcas como a americana Lime Crime e a brasileira Contém 1g têm produtos parecidos à venda.

Outra tendência, esta que promete ganhar as ruas com força, são os batons "matte lavados" - totalmente sem brilho, eles têm cores pálidas e são bons substitutos aos tons nude que, desde 2008, viraram hit entre as mulheres. Além de serem democráticos, pois ficam bem em vários tons de pele, são opções para acompanhar uma maquiagem mais dramáticas nos olhos, delineadores ou ainda servem como complementos neutros a sombras e blushs ultracoloridos.

Mas, se você não quer ousar nem entrar em modismos passageiros, não se preocupe. O reinado do batom vermelho está longe de chegar ao fim, vide os desfiles de Walter Rodrigues, British Colony, Têca e Ausländer que mostraram o clássico em diferentes versões em suas passarelas.