Topo

Celso Kamura ensina a usar maquiagem para ter pernas de revista e arrasar no Carnaval

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

24/02/2011 15h08

Se nos anos 1980 e 1990 eram as meias-calças no tom de pele a arma secreta das famosas para deixar a pele uniforme e lisinha na avenida, nos anos 2000 a maquiagem é a responsável por camuflar defeitos e dar o retoque final às pernas (em geral mais malhadas do que antigamente) do Carnaval.

O recurso não é exclusividade das beldades destaques de escolas de samba. Maquiadores escondem as imperfeições de modelos há tempos em editoriais, campanhas e desfiles de moda. Para cair na folia – seja no clube, no bloco ou na avenida – as pernas ganham sombras metalizadas, base, corretivo, spray de cabelo (sim, para ser usado na pele!) e para, literalmente, brilhar, muita purpurina.

Para o dia a dia, basta saber usar, nas pernas, os mesmos produtos utilizados no rosto da maneira correta. A seguir, o maquiador Celso Kamura, de São Paulo, ensina os truques de como ficar com pernas de revista.

UOL Estilo: É comum maquiar as pernas das modelos na passarela e em campanhas de moda. Qual o principal efeito?

Celso Kamura: A intenção, neste caso, é a mesma das mulheres comuns que não estão em revista nem na passarela e também o mesmo propósito da maquiagem facial: camuflar pequenas imperfeições como vasinhos, veias ou algum roxinho. Tem como amenizar até flacidez e celulite, tanto os furinhos como a pele flácida, podem ser facilmente disfarçados com spray de cabelo, muito bem espalhado. O produto, que forma um filme sobre a pele, dá a sensação visual de amenizar esses problemas.

UOL Estilo: A maquiagem de pernas é um truque que funciona no dia a dia? Como fazer para não ficar artificial?

C. K.: Funciona bastante. As mulheres estão sempre com alguma mancha na pele, muitas vezes a perna está bonita, bronzeada, hidratada, mas tem lá um roxinho. Nesse caso, basta camuflar. Para esconder um machucadinho ou hematoma é só aplicar um pingo de corretivo na região e depois passar um óleo corporal, com cuidado para não remover o cosmético. Se passar o óleo antes, o corretivo não vai aderir bem à pele, por isso é preciso cuidado. O segredo é acertar o tom do corretivo com o que será disfarçado. Por exemplo, manchas avermelhadas, como hematomas, o certo é aplicar uma gota de corretivo amarelo na região; para os sinais mais escuros, como roxos, vasinhos arrebentados e hematomas mais profundos, usar corretivo lilás. Depois tem que aplicar um corretivo da cor da pele por cima e espalhar bem, tomando o cuidado de não retirar o de baixo e mantendo o tom da pele uniforme.

UOL Estilo: Que tipo de make cai bem no carnaval? Quais efeitos são possíveis de fazer?

C. K.: Tem vários. Na verdade, o limite é a imaginação, a criatividade de cada um. Antes de qualquer coisa, a pele precisa estar muito limpa e bem hidratada. Os desenhos e grafismos das meias finas podem ser reproduzidos em uma das pernas: xadrez, linhas diagonais, listras, espiral, vale tudo. A cor também pode ser qualquer uma, de acordo com a preferência da mulher: os tons da cor da pele (feitos com base cremosa) produzem um efeito sutil; tem a opção de colorido (feito com sombras de diferentes cores ou apenas uma), para quem gosta de arriscar mais; e, por fim, o preto, clássico, seguindo a mesma linha de desenhos, que fica muito legal também, feito com delineador plástico (comprado em lojas que vendem produtos orientais). Outra coisa divertida de fazer com delineador são efeitos tribais, indianos. Um desenho indiano, vertical, nos pés, que abrange parte do tornozelo, como as mulheres indianas fazem, fica incrível. Por fim, um clássico, mas com belíssimo efeito, que sempre faz bonito: acrescentar purpurina ao creme hidratante e espalhar pelo corpo todo – a proporção vai depender da intensidade de brilho que se deseja. Mas para o carnaval vale a pena caprichar, o truque é espalhar bem para que nenhuma região fique sem os reflexos nacarados.

UOL Estilo: Tem alguma dica para não manchar a roupa?

C. K.: Infelizmente não. Nem os cosméticos à prova d’água têm essa propriedade, de não sair na roupa. É só aplicar com cuidado e sem exageros e dependendo da roupa aplique antes ou depois – se o look usado for mais curto, sem cobrir muito a pele é indicado fazer antes. Se a roupa for cobrir mais, é bom fazer depois para evitar maquiar as áreas que não ficarão expostas. Vale lembrar que o excesso de produtos na maquiagem de pernas é proibido porque só atrapalha o aspecto natural.

UOL Estilo: Na sua opinião, que efeito é mais bonito e natural?

C. K.: O bronzeado. Basta passar uma base líquida bronze muito bem espalhada. Dá um colorido e elimina aquele aspecto branco total. Outro truque bacana é o brilho sutil, que fica lindo e é muito sexy. A dica é colocar sombra em pó metalizada no creme hidratante e aplicar na pele. Os tons que ficam mais bonitos são: dourado, cor da pele e bronze. Fica incrível. Mas atenção: tanto no efeito de bronzeado quanto de brilho é bom cuidar para não ficar com as pernas “iluminadas” e deixar os braços brancos, sem graça. O ideal é fazer o mesmo nos braços, para ter harmonia.