Topo

Decoração "3D encapsulada" é uma das novidades de esmaltes da Hair Brasil

Unhas de porcelana recém-aplicadas - Fabiano Cerchiari/UOL
Unhas de porcelana recém-aplicadas Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

MAYARA ALVES

Colaboração para o UOL

05/04/2011 15h27

As novidades em unhas e esmaltes parecem não ter fim. Cores, texturas, efeitos, tecnologias... Há opções para todos os gostos. Na Hair Brasil, Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até 5 de abril, não é diferente. Nos stands de marcas de esmalte, não faltam lançamentos e manicures colorindo as unhas das visitantes.

Cores da vez

Opções não faltam. “As brasileiras são muito ecléticas, usam uma variação incrível de cores. Para as mais clássicas, as coleções sempre trazem cores mais básicas também”, conta Weslaynhe Gomes, formadora técnica da Colorama. Depois da moda dos foscos, os esmaltes com glitter e flocados vieram com tudo para compensar a falta de brilho. No inverno, sempre tem cores mais sóbrias, mais fechadas. Desta vez, não é diferente. Junto, as francesinhas e inglesinhas estão com tudo, com as mais diferentes combinações de cores. E os craquelados ganharam vida, aumentando sua gama de cores. Liberdade total!

O dilema das cutículas

Tirá-las ou não, eis a questão. “A cutícula é uma proteção para a unha. Sem ela, há mais chances de contaminação e infecções, além de enfraquecer a unha. Mas as mulheres gostam de tirá-la só aqui no Brasil. Lá fora, isso não acontece”, explica Henrique de Oliveira, técnico de unhas do Empório das Unhas. Tirá-las pode até deixar um visual mais bonito, mas será que vale a pena? Cada vez mais, se vê mulheres andando com cutículas crescidas. Não é uma tendência, está mais para consciência. “A dica é hidratar as unhas uma vez por dia, de preferência antes de dormir, com óleo de amendoas. Diminui as cutículas e as deixa mais hidratadas e bonitas”, acrescenta o técnico.

Unhas 3D

Os esmaltes 3D bombaram, mas já não são mais tão vistos por aí. Inclusive “é preciso ficar atenta aos esmaltes com este efeito. Muitos são apenas esmaltes com glitter, que é diferente”, alerta Weslaynhe. A novidade agora é a decoração 3D incapsulada. Entre a primeira e a segunda camada dos processos de alongamento de unhas, é feito um desenho. O resultado é uma unha com efeito 3D. “Quanto mais criativo, melhor! São tantas opções que a inovação com desenhos e apliques de strass são benvistos pelas mulheres”, conta Henrique.

Alongamentos

Há diversos tipos de alongamento para unhas. Excelente ideia para as roedoras de plantão. Há técnicas de gel, acrílica, gel-acrílica e de porcelana. O mais recente lançamento no mercado (disponível nos salões desde o ano passado) é a unha de porcelana repaginada, com tempo de aplicação reduzido para apenas 30 minutos . Além da rapidez, promete ser mais resistente a quebras. No passo a passo abaixo, você acompanha a aplicação desta unha.