Beleza

Segredo das sobrancelhas perfeitas é respeitar o desenho natural e não seguir tendências

Patrícia Araújo/UOL
Sobrancelhas perfeitas devem respeitar o desenho natural Imagem: Patrícia Araújo/UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

O primeiro passo para ter sobrancelhas bonitas e naturais, como se fossem a moldura dos olhos, é esquecer o que se vê nas passarelas e tirar proveito do desenho original. Claro, com alguns ajustes. “Não existe sobrancelha que está na moda, cada rosto fica bem com um estilo. E essa harmonia é que é bonita. Não precisa ser fashion para ter beleza”, resume o maquiador e designer de sobrancelhas Théo Carias, do salão Oh!Théo beauty&Co, de São Paulo, que enfatiza que o principal papel da sobrancelha é realçar o olhar, para isso ela deve ser ‘limpa’ e o mais natural possível.

O segundo passo é saber escolher um bom profissional. De acordo com o expert, o ideal é que seja um designer de sobrancelhas, por ser uma pessoa que tem conhecimento de harmonia, anatomia e visagismo (técnica que valoriza a beleza e o equilíbrio, de acordo com as características físicas de cada um). No entanto, justamente por ter uma formação mais elaborada, não é fácil encontrar esse perfil de profissional, nem todos os salões têm. Para driblar essa carência, Théo dá uma dica preciosa: “pode se espelhar nas sobrancelhas de uma amiga e experimentar fazer com quem ela costuma fazer. Outra boa opção são os maquiadores, eles trabalham com a anatomia do rosto e sabem explorar o que fica mais harmônico. Esteticistas e manicures é melhor evitar, até existem aquelas que têm um conhecimento, mas é raro”, ensina o mago da pinça.

Dúvidas cruciais

Quando o assunto é sobrancelha, poucas pessoas são completamente seguras quanto ao estilo. “O mais importante para ter uma sobrancelha bonita é respeitar o desenho natural, não importa se ela é fina ou grossa. É melhor deixar a vontade de seguir tendências de lado e tirar proveito do estilo próprio”, ressalta Théo Carias, que aponta um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer: afinar o desenho. “Quem tem sobrancelha grossa, deve mantê-la sempre ‘limpa’, sem excessos, mas nunca deve tentar afinar. Compromete a harmonia do rosto”.

Outro aspecto importantíssimo para manter a harmonia do rosto é prezar o equilíbrio entre a cor da sobrancelha e a cor dos cabelos. Se clarear o cabelo o ideal é dar uma amenizada também no tom das sobrancelhas, senão fica um efeito falso. Para evitar esse deslize visual basta clareá-las um tom abaixo. “O ideal é fazer isso de três dias a uma semana depois de ter tingido os cabelos porque nesse período a cor dos cabelos dá uma desbotada e fica mais próxima ao tom que vai ficar por um tempo. Essa é a melhor maneira para saber qual o tom exato que se deve produzir nas sobrancelhas, que podem ser tingidas com uma tinta específica para elas ou tinta de cabelo em quantidades ínfimas. Lembrando que o tom certo deve ser um pouquinho mais forte do que a cor dos cabelos, para não perder a expressão. Pessoas com as sobrancelhas muito claras tendem a ficar com o olhar mais neutro”, ensina Théo.

Voltando ao desenho perfeito. A ala masculina também deve se preocupar com esse cuidado estético. “O homem tem que aparar os fios maiores e tirar o excesso de pelo, quando necessário. Esse cuidado não tem nada a ver com sexualidade e sim com assepsia. Principalmente na região entre os olhos, em cima do osso do nariz. Vale a pena para não ficar com a fisionomia sisuda e aspecto selvagem”, justifica Théo.

Para aprender mais

Algumas técnicas e truques são muito úteis para preservar o desenho original e valorizar o rosto e o olhar. Confira as dicas de Théo Carias:

  • Patrícia Araújo/UOL

    Evite "limpar" a sobrancelha em casa, pois dessa forma é mais fácil perder a noção do desenho como um todo

-- É melhor que a sobrancelha seja mais grossa ou o mais próximo possível do desenho original –  sobrancelhas muito finas e arredondadas deixam o olhar triste, além de envelhecer

-- Amenize falhas com lápis de sobrancelha de cor bem semelhante à cor natural dos pelos ou com caneta semipermanente para maquiagem – essa última deve ser usada sem exagero para não pesar ou ficar artificial. Outro truque eficaz: aplique sombra em pó marrom sobre a região da falha, com pincel chanfrado levemente molhado para aumentar a fixação da sombra.

-- Acerte na pinça: as de ponta reta são indicadas para retirar os pelos em excesso; as de ponta fina, pontudas, são perfeitas para acertar o desenho. Os pelos devem ser arrancados sempre no sentido natural.

-- A região do meio, entre os olhos, é importantíssima para manter a harmonia do rosto. Para retirar os pelos dessa área sem errar, faça o truque do pincel: pegue o cabo de um pincel (pode ser de um pente também, desde que seja um cabo fino e comprido) e coloque reto paralelo ao nariz, de maneira que fique bem próximo à narina. Observe o ponto em que ele vai encostar no canto interno da sobrancelha, esse é o limite – nesse ponto ela deve começar, o que estiver além do cabo do pincel é excesso e deve ser retirado.

-- Descentes de árabes e espanhóis, que têm um desenho mais grosso, e em alguns casos irregular, devem aparar sempre e também retirar os excessos para não deixar a fisionomia carregada e amenizar o olhar. Para rebater um olhar mais duro, o ideal é fazer formas mais orgânicas, curvilíneas. O canto interno quando é muito reto deixa o olhar mais duro, se ele for arredondado traz leveza.

-- Quase ninguém tem uma sobrancelha igual a outra, por isso é tão importante abusar dos recursos da pinça. Quanto mais semelhante uma sobrancelha da outra, mais bonito e harmonioso fica o rosto.

-- Xilocaína não é eficaz para evitar a dor ou o desconforto das pinçadas na pele. Um bom anestésico tópico é a pomada Emla – basta aplicar 40 minuto antes do procedimento.

-- A maquiagem também pode valorizar a sobrancelha – aplique sombra iluminadora em pó na base no canto externo embaixo e um pouco na parte de cima, também no canto externo. O desenho parece mais definido e ilumina a região em volta.

-- Se você é daquelas que costuma limpar a própria sobrancelha, tenha muita atenção, pois dessa forma é mais fácil perder a noção do desenho como um todo.

-- Não se esqueça de retirar os fios invisíveis, aqueles finos e claros que quase não se percebe, mas é necessário tirá-los para que a pele da região fique bem limpa.

-- Retirar os pelos com cera não é recomendado, pois pode causar flacidez na região

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
BBC
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo