Topo

Fashion Rio aposta em beleza adulta clean e faz uma "ode à elegância subversiva"

Montagem com detalhe para belezas de Patachou e 2nd Floor para o Verão 2012 (30/05/2011) - Montagem/UOL
Montagem com detalhe para belezas de Patachou e 2nd Floor para o Verão 2012 (30/05/2011) Imagem: Montagem/UOL

Da Redação

31/05/2011 13h05

O conceito de beleza trabalhado pela Patachou, da estilista Erika Frade, exalta o ar de uma mulher adulta, sofisticada e resolvida, ao passo que a 2nd Floor, de Thiago Marcon, aposta numa maquiagem orgânica de jovens universitárias que pouco tem tempo de se maquiar.

“O que eu vejo é uma mulher sofisticada e contemporânea ao mesmo tempo. Ela não é uma garotinha, está entre os 30 anos, já madura e resolvida e não precisa usar peça justa para se autoafirmar”, disse ao UOL Erika Frade ao afirmar que o mesmo vale para a maquiagem utilizada num tom mais cru.

“A gente não queria interferência e sim fazer uma beleza limpa porque a roupa e os acessórios já estavam bem grandiosos. Eu trabalho com colorido das roupas, mas clean e formas que não sejam muito justas e que acompanhem o movimento, o andar da mulher porque trás uma sensualidade”, explicou a estilista da Patachou que aposta numa beleza feminina mais adulta e madura com um efeito bronzeado, e lábios cor nude amarronzado. Nos olhos, apenas uma correção sem sombra.

O penteado do cabelo preso também confere uma ideia de verão e de praticidade, segundo Erika. “’É a mulher que fez o rabo no cabelo e chegou para ver o mar e bateu o vento”.

Já a 2nd Floor, com Thiago Marcon assinando a marca, aposta numa beleza mais universitária, “de uma menina nos seus 20 anos”.

“Eu não digo moda teen, mas o target que eu penso é sempre uma menina universitária que tem uma bagagem legal para entender a roupa. A roupa da 2nd Floor trabalha com elementos lúdicos, é uma roupa que é sexy sem ser vulgar”, diz Thiago.

E a beleza segue a mesma linha ao trabalhar o penteado com uma trança apenas de um pedaço do rabo num coque junto com o rabo liso, deixando meio desfiado. “A gente está apostando na beleza natural da jovem. Moda hoje não é só roupa, ela foi para o corpo”, disse o estilista da 2nd Floor que também pensa a maquiagem para dar um ar de “sereia mais urbana”. “Como se estivesse saído do mar ou da água. E a sobrancelha levemente molhada com brilho e olho levemente dourado. Tem tudo a ver a marca vir para o Rio de Janeiro”, destacou.

Para expressar esse “look bem fresco”, a maquiadora Fabiana Gomes explica que o foco é a pele. “Uma maquiagem relativamente simples, a pele foi trabalhada de forma super natural, a ideia não é chamar a atenção. Eu chamo de uma ‘Ode à elegância subversiva’ em que a menina não dá muita bola para maquiagem”.

Fabiana conta que por trás da maquiagem “é uma menina que não tem muito tempo de se maquiar, nem gosta, não tem paciência e faz a maquiagem na rua, coisa rápida. Ela põe o batom (Mocha da Mac) com a ponta dos dedos e passa um iluminador nos olhos para dar um ar mais contemporâneo de vida corrida”.

Já nos olhos, um lápis de olho na linha d’água que dá um visual de frescor. “A ideia não era usar muitos elementos na maquiagem porque a roupa da 2nd Floor já tinha bastante cor e estampa”, disse Fabiana.

Uma sombra cremosa marrom em direção à sobrancelha, a mesma sombra na raiz dos cílios embaixo, um toque da sombra na pálpebra, cílios curvados e uma máscara de cílios transparente para “dar o efeito que saiu do banho”. Sobrancelha penteada para cima “até meio desleixada, não tem compromisso com a perfeição”.

A grife jovem aposta num verão “mais orgânico, leve, descomplicado e sem compromissos com a perfeição”, resume Fabiana Gomes.