Topo

Poros dilatados são queixa frequente entre as mulheres; saiba como amenizar o problema

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

11/10/2011 07h00

  • Thinkstock

    Não se iluda, a pele perfeita das capas de revista - em que os poros não existem - só tem uma solução: Photoshop!

De uns tempos para cá, rugas, manchas e flacidez do rosto, dividem a preocupação das mulheres com outro problema: os poros dilatados. Sim, o fato inusitado é verdadeiro e tem até nome: porexia. O termo veio à tona quando a dermatologista Mary. P. Lupo, professora da Tulane University School of Medicine, de Nova Orleans (EUA), percebeu uma preocupação excessiva de suas pacientes com o tamanho dos poros da face. A médica americana – especialista e referência internacional em tratamentos não cirúrgicos para rejuvenescimento – relata que as mulheres, com poros dilatados, que atende em seu consultório, clamam “com angústia” por algum tratamento para minimizar os poros.

Por aqui, a preocupação não chega a ser uma paranoia, como para as americanas, mas é relevante. “As pacientes são categóricas e dizem: "Meus poros são muito dilatados", "Quero reduzir o tamanho dos meus poros", é uma preocupação bem pontual, que deixa, inclusive, o problema da oleosidade excessiva em segundo lugar”, relata o dermatologista João Carlos Lopes Simão, coordenador do ambulatório de Cosmiatria do Hospital das Clínicas da USP, de Ribeirão Preto (SP). “Não chega a ser uma obsessão como a mídia americana insinua, mas com certeza é uma queixa constante nas consultas”, conta também a dermatologista Samanta Nunes, da Clínica Corium, de São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A explicação para tamanho desconforto é porque a beleza tem relação direta com uma pele perfeita. E poros abertos comprometem o aspecto dessa cútis lisinha que idealizamos. Porém, alimentar esse desejo por uma pele perfeita pode render uma enorme frustração, já que mulheres comuns, da vida real, nunca vão conseguir ter pele de capa de revista – o que produz aquele efeito, totalmente livre de poros, é o tão falado Photoshop, que modifica as imagens tornando-as próximas à perfeição. Sendo assim, só nos resta amenizar o problema cuidando da pele diariamente e, claro, tirando proveito de alguns truques de maquiagem que ajudam bastante nessa batalha.