Topo

Mar Morto é fonte para tratamentos de beleza e estética

DÉBORA COSTA E SILVA

Enviada especial a Israel *

26/10/2011 21h28

Localizado entre Israel e Jordânia, o Mar Morto tem atraído cada vez mais turistas interessados em tratamentos estéticos. É frequente se deparar com visitantes experimentando os benefícios de seus sais e sua lama, seja no conforto luxuoso dos spas de hotéis que cercam a região, ou em suas praias, de maneira mais informal.

A atração tem características bem particulares: fica a cerca de 400 metros abaixo do nível da superfície e a alta quantidade de sal presente em suas águas (a salinidade é de 33%, dez vezes maior que a dos oceanos) inviabiliza qualquer tipo de vida no ambiente – por isso o local é conhecido como “morto”. (Saiba mais sobre o destino)

“Não há peixes ou bactérias: isso faz com que essa água tenha propriedades cicatrizantes, antissépticas e anti-inflamatórias”, explica o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo, pesquisador do Instituto Maurício Pupo de Educação e Pesquisa (IPUPO), em Campinas (SP).

No Mar Morto estão presentes 21 minerais (12 deles encontrados apenas ali), o que faz com que suas águas sejam consideradas terapêuticas, pois são ricas em sódio, iodo, potássio, magnésio, bromo, cálcio e enxofre.

Segundo Pupo, sódio é um bom hidratante, o iodo serve como antisséptico e o magnésio como calmante. O cálcio e o enxofre ajudam no processo de renovação celular, ou seja, eliminam as células mortas. Todos esses elementos combinados na mesma água, portanto, intensificam seus benefícios.

Pessoas com doenças reumáticas e psoríase são as que mais aproveitam as propriedades medicinais da água do Mar Morto. O poder cicatrizante e hidratante dessa água faz com que muitos viajem até lá apenas com esse objetivo e acabem passando temporadas mais longas para que o tratamento funcione melhor.

Não é recomendado, no entanto, mergulhar no mar. O contato da água extremamente salgada com os olhos causa muita ardência. A permanência na água também não deve ser longa: contente-se com uma hora no máximo. Além do fato de a água salgada incomodar após um período, é mais eficaz banhar-se diariamente do que muitas horas no mesmo dia.

  • Israel Tourism/Divulgação

    A aplicação da lama negra quente serve para relaxar e descontrair os músculos

Lama

Além dos sais, no fundo do Mar Morto há uma grande quantidade de lama negra que também é utilizada em tratamentos dermatológicos e estéticos graças às suas propriedades medicinais.

“Tudo o que vem da terra é rico em energia. O contato com a terra já dá uma sensação de bem-estar. E essa lama é rica em enxofre, um dos minerais que estimulam a renovação celular”, explica Pupo.

Após a aplicação da lama, nota-se que a pele fica mais lisa, clara e com aspecto saudável, como se tivesse passado por uma esfoliação. É como se a argila sugasse as toxinas que estão na pele, acelerando um processo que o corpo naturalmente já faria.

Aplicação

Nos spas da região, são oferecidas as massagens relaxantes tradicionais e as incrementadas com as aplicações de lama pelo corpo ou rosto. A massoterapeuta Bibiana Bilionsly, que atende no spa do Hotel Daniel Dead Sea, afirma que os tratamentos mais realizados são peeling (corpo), aplicação de argila quente e massagem aromática - apesar de que o primeiro contato com a lama serve mais para relaxar e descontrair os músculos.

Se não puder usufruir de um tratamento em um spa não se preocupe. O melhor jeito de se beneficiar com a água do Mar Morto é da maneira tradicional: boiando em sua superfície. Quanto à lama, muitos compram pacotes com a substância e aplicam na praia, durante o banho de sol.

Além disso, diversos tipos de cosméticos foram desenvolvidos a partir da água e da lama do Mar Morto. Há desde hidratantes, esfoliantes e cremes rejuvenescedores até xampus, protetores solares e maquiagem. Os produtos não oferecem a mesma eficácia da água e argila por conta da adição de conservantes, mas podem ser uma boa solução para quem não pode viajar até lá com a frequência desejada.

* A jornalista viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel