Topo

Maquiagem de Luan Santana derrete em show: veja como evitar o problema no palco e fora dele

Luan Santana com a maquiagem derretendo - Agnews
Luan Santana com a maquiagem derretendo Imagem: Agnews

Maria Eugênia Tomazini

Do UOL, em São Paulo

05/03/2012 18h51

Além de modernizar o estilo sertanejo com letras jovens e arranjos sofisticados, o fenômeno de vendas Luan Santana também é conhecido por seu lado extremamente vaidoso. Assumidamente metrossexual (grupo de homens heterossexuais que se preocupam exageradamente com a aparência, com o jogador David Beckham como ícone deste 'movimento'), o cantor usa os serviços de uma personal stylist para montar seu cobiçado guarda-roupa e faz depilação com cera na barba e nas sobrancelhas.

Neste final de semana, porém, o ídolo adolescente deu uma derrapada no quesito maquiagem. Por conta do calor intenso e esforço físico de sua apresentação no Rio de Janeiro, a maquiagem de Luan derreteu, criando uma imagem que lembrava a de um personagem de filme de terror. O maquiador Theo Carias conta que em situações de intenso calor, o ideal é usar o mínimo de maquiagem o possível. "Escolha um produto de boa qualidade e à prova d'água. Já existem bases de longa duração e que permanecem no rosto por até 14 horas", diz. Além disso, nesses casos, Theo aconselha apenas o uso de maquiagem corretiva. "O make acaba fechando os poros, e quando há transpiração, ocorre este efeito de rosto 'derretido'."

Além da base, o maquiador dá dicas para outras áreas do rosto. "Produtos resistentes à umidade são sempre os mais indicados para ambientes quentes. Algumas marcas já criaram o fixador para sobrancelhas e cílios, por exemplo. O produto sela estas áreas e só é removido com o uso de demaquilante."

Os lábios ganham dicas específicas de Theo. "Substitua o batom pelo lápis de boca, pintando toda a região. Outro segredinho é aplicar levemente o pó por cima do batom, usando esponja ou pincel. Dê leves batidinhas nos lábios até que o pó desapareça. Assim, ele cria uma camada de proteção na boca.".

Finalmente, duas dicas que valem tanto para mulher quanto para homem. Em ambientes muito quentes, evite retocar a maquiagem por cima da pele suada e faça uso do famoso spray fixador de maquiagem. "Para quem não tem spray de maquiagem, pode usar o spray de cabelo. Mas dê uma distância de 30 centímetros do seu rosto antes de aplicar o produto", aconselha.