Maquiagem

Mulheres de pele negra combinam com blushes avermelhados e terrosos; veja as dicas

Patrícia Araújo/UOL
Blushes em tons quentes dão à pele negra um visual saudável Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 07h00

Independente do seu tom de pele, duas características são determinantes para que o efeito do blush fique bonito: a cor e a região do rosto onde é aplicado. Em geral, mulheres negras tem a cútis valorizada com tons terrosos (marrom, cobre, bronze) que, quando escolhidos em uma tonalidade pouco mais escura que a pele e aplicados mais na lateral da face, definem o contorno e deixam o desenho do rosto mais fino e marcado. Os de cores mais vibrantes – como o vermelho, o alaranjado e o coral, por exemplo – ficam ótimos quando aplicados na área central das maçãs, pois servem para dar um ar jovial e criar aquele estilo boneca.

De uma maneira geral, o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo, recomenda evitar tons mais claros que o tom da pele, como os rosas muito claros e violetas (azulados) que podem deixar a aparência apagada e o tom de pele acinzentado. Para o resultado colorido e "saudável", vale optar por cores mais quentes.

 “O que importa (na hora de colorir as maçãs) é o equilíbrio, a densidade do tom. Por exemplo, o blush vermelho em uma pele negra mais clara vai ficar mais evidente, já nas mais escuras ficará menos forte. É só controlar isso de acordo com a preferência de cada mulher, se quer o blush mais vivo ou mais discreto”, sugere o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo.

Um truque a mais

Além de definir o contorno do rosto, os tons de blush pouco mais escuros que a pele têm ainda o poder de afinar o nariz, basta aplicá-los na lateral (entre o canto do olho e a narina) e espalhar bem – truque perfeito para as negras que procuram suavizar o formato mais largo do nariz e deixá-lo mais delicado.

Efeito natural

VEJA COMO APLICAR O BLUSH

  • Independente do tom da pele, a forma de aplicar o blush para um ar saudável é a mesma; aprenda

O blush que marca e define a lateral do rosto valoriza a beleza e a maquiagem em si, principalmente nas mulheres gordinhas e naquelas com rosto redondo. “Quando aplicado nessa região, deixa o olhar mais profundo e pode ser usado de forma suave, só para dar um ar de saúde; ou mais forte, para deixar o rosto marcado e bem feminino”, explica Wilson Eliodorio. “Mas é imprescindível que o produto e a técnica não apareçam. O que tem que aparecer é o efeito. Se alguém olhar para uma mulher e disser “que lindo o seu blush” é porque ele foi aplicado de forma errada. O certo é que as pessoas vejam o efeito coradinho porque mesmo os tons terrosos têm um fundo vermelho que dá esse ar mais saudável de quem tomou sol na medida certa”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
Band SP Interior
do UOL
Beleza
Virgula
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Estadão Conteúdo
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Band SP Interior
Revista Caras
Revista Caras
Band SP Interior
Caras
Site RG
Beleza
UOL Entretenimento
Beleza
Band Terra Viva
Revista Caras
Band Terra Viva
Harper's Bazaar
Topo