Topo

Primer disfarça imperfeições da pele e potencializa make; veja como escolher o seu

O primer prepara a pele para a maquiagem; alguns produtos ajudam a diminuir as linhas de expressão - Alex Santana/UOL
O primer prepara a pele para a maquiagem; alguns produtos ajudam a diminuir as linhas de expressão Imagem: Alex Santana/UOL

Mariana Pastore

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 07h00

Já reparou que, nos últimos tempos, os maquiadores têm citado com frequência o uso do primer como passo essencial da maquiagem? O produto, uma espécia de pré-maquiagem, surgiu no mercado há alguns anos, mas ainda há muitas mulheres que não sabem exatamente para que ele serve e quais benefícios pode trazer.

A função do produto é preparar a pele para a maquiagem. "Antigamente, os cremes hidratantes faziam essa função. Hoje já existem primers específicos para cada tipo de pele, que ajudam a fechar os poros e a diminuir as linhas de expressão", explica a maquiadora Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença, de São Paulo. Alguns produtos podem ser levemente tonalizados, dependendo da necessidade da pele, mas o mais comum é o primer incolor.

De acordo com Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C., o primer é o melhor amigo da base e dos cuidados com a pele, pois potencializa os efeitos de ambos.“Imagine-o como o ‘Photoshop’ da maquiagem. Uma de suas magias envolve o poder de minimizar imperfeições e ainda equilibrar a cor da pele e mantê-la sequinha por mais tempo", diz.

O uso do produto ainda permite substituir ou usar uma quantidade menor de base, caso a pele esteja em boas condições. Outro detalhe importante é que um bom primer faz a maquiagem se fixar mais facilmente à pele. No entanto, ao usar o produto, o resultado deve ser discreto: ele deve uniformizar a pele sem deixá-la pesada, com aparência de muitas camadas de maquiagem.

Hoje existem primers para rosto, lábios, olhos e cílios. Eles também podem ser encontrados nas versões líquida e compacta. O mais comum, entretanto, é o para o rosto. Mas como escolher o primer ideal? A maquiadora da M.A.C. dá uma dica: teste-o antes de comprar e utilize seus produtos habituais de maquiagem sobre a pele preparada com o produto. "Eles não podem brigar, mas devem se integrar. Se a superfície da pele se tornar resistente à aplicação da base, por exemplo, esqueça e continue sua busca pelo primer perfeito pra você", explica Fabiana.

Veja no álbum seleção de dez marcas de primers disponíveis no mercado aqui no Brasil: