Topo

Cabelo dos anos 20 será referência em novela e filme; saiba como fazer

Atrizes Drew Barrymore, Keira Knightley e Emmy Rossum se inspiram nos penteados dos anos 20 - Getty Images
Atrizes Drew Barrymore, Keira Knightley e Emmy Rossum se inspiram nos penteados dos anos 20 Imagem: Getty Images

Maria Eugênia Tomazini

Do UOL, em São Paulo

19/04/2012 12h38Atualizada em 19/04/2012 12h38

O espírito boêmio e o glamour dos anos 20 serão o pano de fundo de duas grandes produções deste ano. Numa homenagem ao centenário de Jorge Amado, a TV Globo está  produzindo o remake da novela "Gabriela, Cravo e Canela", trazendo a atriz Juliana Paes no papel principal; nos cinemas, o filme "The Great Gatsby" ("O Grande Gatsby"), deve ser lançado no final do ano, com Leonardo DiCaprio como protagonista, além de Carrey Mulligan e a modelo Gemma Ward como as principais personagens femininas.   

Musa do agreste

  • Estevam Avellar / TV GLOBO

    Na trama de "Gabriela, Cravo e Canela", a personagem principal, que será vivida por Juliana Paes no remake, muda seu estilo simples para um mais sofisticado, depois de se casar

Vestidos longuetes, chapéu redondo e muitas pérolas dão os ares na moda nesta época. Na beleza, além do cabelo chanel com franja, o estilo de ondas rentes à cabeça foi o grande destaque da década. As ondas marcadas na parte da frente são finalizadas com o cabelo preso atrás, em coque. O toque retrô é dado com um acessório em pérolas ou cristal e, embora datado do começo do século passado, o penteado ganhou versões mais modernas no tapete vermelho com a atriz Drew Barrymore fazendo a linha dramática, Keira Knightley deu vida ao look sóbrio graças ao cabelo cheio de ondas e, finalmente, a atriz Emmy Rossum, numa versão contemporânea do visual. 

A fim de criar uma releitura mais moderna do penteado, o UOL Mulher convidou o cabeleireiro Didier Sé, do salão Marcos Proença, que garante: o segredo está na preparação do cabelo. "O penteado, em si, é relativamente simples. Para ter o resultado ideal, a dica é um cabelo que não seja nem liso nem crespo, apenas com ondas", diz. Para os cabelos mais lisos, ele recomenda muito spray e produtos que dêem volume e, cabelos crespos a solução é a boa escova.

Engana-se quem acha que o penteado é só para ocasiões muito formais. "Ele é legal para qualquer ocasião arrumada porque dá uma imagem alinhada", finaliza Didier. Para criar a atmosfera de glamour, não se esqueça dos acessórios.

 

Confira abaixo o resultado da produção: