Beleza

Descubra os segredos do batom matte e aprenda a usá-lo sem medo

Patrícia Araújo/UOL
O batom matte tem a textura seca e dá uma cara retrô para o look Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Maria Eugênia Tomazini

Do UOL, em São Paulo

07/05/2012 07h00Atualizada em 10/11/2014 12h14

Depois de um longo reinado dos lábios iluminados graças ao efeito de batons cremosos e muito gloss, a presença do batom matte – aquele com pouquíssimo brilho - vem se firmando como uma alternativa de maquiagem clássica e que ultrapassa os limites de modismos.

Sensação nos anos 40, o batom matte viveu seu auge quando a estética retrô do pouco brilho ditava os padrões de beleza da época. “Hoje, a beleza está mais flexível e quando a boca é apagada por conta de um batom matte, criamos um leve contraste com ponto de luz nos olhos”, explica o maquiador Vito Mariella, sócio do Liceu de Maquiagem, de São Paulo.

  • A atriz Emma Stone apostou no batom matte para seu look no Oscar deste ano

Embora seja constantemente visto nos lábios de celebridades como Anne Hathaway, Drew Barrymore e Emma Stone, muitas mulheres acham difícil usar o batom matte por causa de sua textura seca. Para facilitar seu manuseio, o maquiador Porfírio Passos, do Studio W, de São Paulo, ensina uma regra de ouro: hidratação. “A boca não pode estar seca nem com peles soltas porque vai dificultar a aplicação do produto, já que ele não desliza facilmente nos lábios”, diz. Se a opção for pela versão escura do batom matte, Passos indica a hidratação mais intensa. “Use um hidratante labial com regularidade e, inclusive, à noite, antes de dormir”, fala.

 

Outra sugestão do maquiador é a esfoliação labial. "Uma receita simples e caseira é misturar açúcar no hidratante e passar nos lábios. O processo tira todas as peles secas", garante.

Com lábios menos danificados, o passo seguinte é a aplicação do produto. Vito Mariella explica que o corretivo deve estar sempre à mão para apagar possíveis erros, principalmente no contorno dos lábios, e ele ensina um truque. “Antes de aplicar o batom, passe o corretivo em toda a extensão da boca porque ele vai ajudar na fixação do produto.”

Na hora de aplicar, o pincel chanfrado modera a quantidade de batom usado nos lábios e, segundo, Mariella, o movimento deve ser das extremidades para o centro da boca. “Assim, é mais difícil errar". E, a última dica do maquiador: “Nas regiões mais úmidas dos lábios, como nos cantinhos ou na parte interna, seque com um lenço de papel antes aplicar o batom”, finaliza.

Veja, no álbum abaixo, o resultado da aplicação de 13 batons matte diferentes.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Redação
BBC
do UOL
Redação
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
UOL Estilo
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo