Cuidados com a pele

Conheça os diferentes tipos de argila e os benefícios de cada uma para sua beleza

Thinkstock
Embelezador natural, a argila tem diversas propriedades que acalmam, hidratam e equilibram a pele Imagem: Thinkstock

Alessandra Moura

Do UOL, em São Paulo

Ela não é nova nas prateleiras nem foi formulada em uma mesa de laboratório. Mas a argila, utilizada há tantos anos em tratamentos de beleza, está de volta à rotina das mulheres. Cada vez mais presente em produtos e clínicas de estética, esta substância natural é ótima aliada para deixar rosto, corpo e até cabelos mais bonitos.

Esta espécie de retomada se deve à popularização de novos tipos de argila. "Antigamente, só ouvíamos falar de dois: a argila verde e a amarela. Agora, temos um leque de opções que tratam flacidez, rugas, acne, excesso de oleosidade, gordura localizada e muitas outras coisas", diz a esteticista Blanch Marie, da clínica Blanch Marie Spa Urbano, de São Paulo.

O que diferencia cada tipo é sua composição. "Cada argila possui proporções diferentes de minerais e oligoelementos, como o ferro, alumínio, magnésio, sílica, cálcio, entre outros" explica Cristiane Braga, especialista em dermatologia, medicina estética e tricologia.

E a especialista alerta: não é qualquer barro encontrado por aí que pode ser considerado terapêutico. "A argila é formada por grãos extremamente pequenos, praticamente invisíveis a olho nu. Assim, a terra que encontramos facilmente é areia e não argila", diz Cristiane.

Então nada de correr riscos; conheça a seguir os tipos de argila e suas aplicações estéticas e confira uma galeria com produtos e tratamentos que utilizam esta "lama" do bem.

Tipos de argila e suas aplicações

Branca: Clareadora

Indicada para peles sensíveis e desidratadas, possui pH muito próximo ao da pele e é a mais suave de todas. Apresenta efeitos clareador, cicatrizante a anti-inflamatório. “Ela absorve a oleosidade da pele sem desidratar e apresenta ação tensora branda. Pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas por demais ao sol”, explica Thais Pepe, dermatologista.

Amarela: Tensora

“Esta argila é rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos”, diz Blanch Marie. Ela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações.

Vermelha: Redutora

Esta argila é própria para peles sensíveis e rosadas. “Com grande capacidade de absorver temperaturas, é redutora de pesos e medidas. Em tratamento facial, aplicada com movimentos circulares e esfoliantes, promove intensa renovação celular”, conta Rosana Batestusso, do Instituto Brasileiro de Naturologia. Quando misturada com a Branca, se transforma na Argila Rosa, mais suave e com ação desinfetante e cicatrizante.

Verde: Adstringente

Esta é a argila ideal para quem tem pele oleosa ou jovem. “É indicada para sugar toxinas, além de tratar acne e seborréia causadas por acúmulo excessivo de gordura na pele. É antioxidante, adstringente, tonificante e estimulante”, explica Rosana. Tem ação bactericida e cicatrizante.

Marrom: Revitalizadora

Com efeitos purificante, adstringente, cicatrizante e tonificador, esta é uma argila mais rara devido a sua pureza. “É eficaz contra a acne, ativa a circulação, tem efeito rejuvenescedor, equilibrador e revitalizador da pele e células”, diz Blanch.

Preta: Desintoxicante

Também conhecida como Lama Negra ou Vulcânica, é a mais nobre de todas as argilas e muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente as oleosas. “Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-estresse, além de ser um excelente agente rejuvenescedor. Pode ser usada para tratamentos de doenças”, explica Thais. Melhora a circulação sanguínea, prevenindo a artrose.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Caras
Caras
do UOL
do UOL
ItMãe
Caras
do UOL
Revista Caras
do UOL
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Disney Babble
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Blog Social 1
Revista Caras
Site RG
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
do UOL
do UOL
Harper's Bazaar Brasil
BBC
do UOL
do UOL
Corpo a Corpo
do UOL
Revista Caras
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Revista Caras
do UOL
do UOL
do UOL
Disney Babble
Revista Caras
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV!
do UOL
do UOL
Chic
do UOL
Topo