Topo

Juliana Paes adota sobrancelhas grossas para viver "Gabriela"; saiba como usar

A sobrancelha grossa precisa de cuidados para manter o crescimento natural dos pelos - Divulgação/Rede Globo
A sobrancelha grossa precisa de cuidados para manter o crescimento natural dos pelos Imagem: Divulgação/Rede Globo

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

18/06/2012 07h15

Uma das principais exigências de beleza para a caracterização da personagem Gabriela – ao lado de cabelo volumoso e pele naturalmente bronzeada – são as sobrancelhas naturais. A interprete escolhida para o remake inspirado na obra de Jorge Amado foi a atriz Juliana Paes, que logo de cara incorporou as mudanças. “Assim que ela recebeu o convite, em dezembro do ano passado, parou imediatamente de fazer a sobrancelha”, conta Mariana Essa, do salão Care, no Rio de Janeiro, que cuida da moldura do olhar da atriz há 10 anos. Além disso, o desenho mais grosso foi apresentado nas passarelas de Carolina Herrera e Mario Queiroz, no início do ano. Celebridades, como Keira Knightley, Rooney Mara e Kate Middleton também fizeram suas aparições em tapetes vermelhos com um par assim, confirmando a tendência.

Para não delinear as sobrancelhas e permitir o crescimento natural dos pelos de Juliana Paes, Mariana adotou a técnica com linha, que retira excessos, porém acompanha o formato. De acordo com a designer, o mais importante é o resultado natural. “Por isso paramos de usar pinça ou cera, que induzem o nascimento de fiapos e pontos pretos abaixo da sobrancelha”, conta. “O uso da linha faz com que os fios nasçam normalmente, resultando na aparência não-delineada e exigida pela equipe de caracterização”, acrescenta.

  • Divulgação/Rede Globo

    Assim que soube do papel, a atriz parou de desenhar a sobrancelha


Uma das reflexões que a novidade levanta é: quem passou várias temporadas adepta às sobrancelhas finas, o que precisa fazer para exibir um par mais volumoso? “O primeiro passo é procurar um especialista que limpe as sobrancelhas, prepare a área para um novo desenho e faça movimentos que estimulem a circulação local, que ajuda no crescimento dos fios”, conta Malu Castro, designer de sobrancelhas do Espaço Juliana Paes, em Niterói. O disfarce com maquiagem ou hena também é uma solução temporária.


Faça o teste em casa

“Sempre aconselho as mulheres a fazerem um teste com lápis para ver a aceitação. Vale fazer foto com o celular e passar alguns dias olhando para ela”, sugere Gil Scawia, beauty artist do Nandi Spa & Hair, em São Paulo. Até porque, aderir à moda mais natural pode deixar o visual mais pesado. “Quem tem o espaço entre a pálpebra e a sobrancelha mais estreito e o rosto pequeno, com traços delicados, precisa tomar cuidado ao adotar uma sobrancelha mais natural para não deixar o visual dramático”, completa. Quem tem rosto longo e traços expressivos, por sua vez, pode se jogar no estilo.

Não vale fugir da depiladora durante a manutenção. Visitar um bom profissional a cada 20 dias, pelo menos, é fundamental. “É importante para manter o contorno perfeito, requisito básico para manter sobrancelhas grossas e naturais”, afirma Malu Castro. A pinça é o acessório ideal para retirar os pelos que crescem na pálpebra móvel, e cortar os fios compridos demais também ajuda a harmonizar o desenho.