Topo

Esfumar o contorno dos olhos está em alta; confira dicas para não errar na produção

Mila Kunis e Charlize Theron exibem olhos esfumados em todo contorno - Getty Images
Mila Kunis e Charlize Theron exibem olhos esfumados em todo contorno Imagem: Getty Images

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

12/07/2012 07h10

Não dá para negar que uma maquiagem carregada na região dos olhos chama atenção. O esfumado na pálpebra, que geralmente conta com duas ou três opções de cores, realça o visual e sofistica a produção. Mas é um leve toque na parte inferior que completa o visual. “O look está com toda força na estação, especialmente nas cores preta e marrom”, conta Tânia Silva, maquiadora do (L)oft Hair Boutique, salão do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. As atrizes Mila Kunis e Charlize Theron, por exemplo, são adeptas do estilo marcado em todo o contorno, feito com algumas passadas de pincel chanfrado rente aos cílios. Para conseguir o efeito é preciso tomar alguns cuidados para não errar a mão, já que o produto pode escorrer com o passar do tempo e virar olheiras escuras, acabando com o make.

Além das cores tradicionais, o violeta, roxo, vinho escuro, terracota, azul, verde e metálicos também aparecem em alta no inverno. Mas é justamente o excesso de produto escuro que causa o “borrão”. Renato Vermmont, maquiador da Agência Pink Mgt, em São Paulo, conta que para evitar possíveis estragos o ideal é trabalhar primeiro o olho, depois a pele. “Após fazer o olhão, limpe qualquer sujeirinha que cair. Em seguida, proceda a finalização com base, corretivo e pó. O risco de errar é praticamente zero”, ensina.

Preparação

Tenha em mãos tudo que você vai precisar, como sombras bem pigmentadas, lápis preto ou de outra cor – de preferência à prova d’água –, máscara para cílios, pinceis, cotonete e demaquilante. “Tanto a sombra quanto o lápis funcionam bem. A primeira deixa um acabamento opaco, sóbrio, conferindo uma imagem clássica. Já o segundo oferece um resultado bem moderno, mais ‘molhado’. Alguns lápis já vêm com a esponja, facilitando a vida na hora de espalhar”, diz o profissional.

  • O esfumado exagerado de Katy Perry chega a escurecer a região das olheiras

Com o pincel ou o cotonete, esfume de fora para dentro. “É importante fazer isso de forma sutil e em etapas. Querendo mais intensidade, basta adicionar produto”, diz Renato. Se a intenção é obter um olho bem marcado, lance mão da sombra: use-a sozinha ou por cima do traçado deixado pelo lápis, esfumando com cuidado. “Verifique antes se há excesso de sombra no pincel – para não cair pozinho por todo o rosto. Fica legal colocar preto na pálpebra superior e marrom ou vinho escuro na inferior”, aconselha Tânia Silva.

Pinceis chanfrados, com cerdas menores, mais duras e achatadas, dão aquela força à empreitada na parte inferior. O ideal é repetir as passadas bem perto dos cílios. “Não é necessário chegar próximo ao nariz, pode parar um pouco antes”, ensina Renato. Para quem gosta de um resultado dramático, vale pintar também a parte de dentro dos olhos, conhecida como linha d‘água.

Caso seja preciso fazer algum retoque para manter as olheiras à distância, molhe um cotonete com demaquilante e limpe a área. Depois, vá de corretivo, base e, por cima, iluminador. “O produto valoriza o esfumado e deixa o make sofisticado, porém é necessário atenção: não aplique em toda a área inferior dos olhos e sim na parte mais alta das maçãs do rosto e abaixo das sobrancelhas”, finaliza o maquiador.