Topo

Cílios inferiores ganham destaque na temporada; saiba como criar o look para realçar o olhar

Zooey Deschanel e Katy Perry exibem cílios inferiores bem marcados - Getty Images
Zooey Deschanel e Katy Perry exibem cílios inferiores bem marcados Imagem: Getty Images

Olivia Silveira

do UOL, em São Paulo

20/08/2012 07h10

A ideia não é nova. Em meados da década de 60, a top model Twiggy lançou a moda dos cílios debaixo bem marcados, com tanto capricho quanto os superiores. “Hoje, usa-se mais com os olhos bem pretos e para criar um efeito especial em fotos”, conta o maquiador Theo Carias. Porém, a beleza do desfile de inverno 2013 da Chanel, em Paris, e as últimas aparições da tendência nos olhos das adeptas famosas Zooey Deschanel, Keira Knightley e Alexia Chung, por exemplo, deixaram todas com vontade de experimentar. “As brasileiras amam máscaras para cílios e olhar marcado”, diz o maquiador Vito Mariella, do Liceu de Maquiagem, de São Paulo.

Mesmo com o assunto em alta, ainda não existem muitos produtos específicos para cílios inferiores no mercado. Os profissionais sugerem corretivo para a área dos olhos e máscara à prova d’água para se aventurar na empreitada. “Para o efeito não virar defeito e a mulher não ganhar olheiras falsas com o passar do tempo”, conta Theo. Aplique a máscara normalmente, com cuidado para não encostar as pontas dos fios na pele, caso eles sejam muito compridos. “Borrou? É normal. Tenha sempre por perto cotonetes e demaquilante bifásico. Espere o borrão secar e remova a ‘casquinha’ com cotonete seco”, ensina Vito.

  • Desfile da Chanel no Paris Fashion Week destaca os cílios na passarela

O truque que Theo ensina para não borrar é abrir bem a boca enquanto manuseia o pincel. “Assim a pele abaixo dos olhos estica, facilitando a aplicação. Outra maneira é encostando o queixo no pescoço”, complementa. Se os seus cílios inferiores são muito ralos ou finos, aposte em cosméticos vitaminados, que dão uma força para os pelinhos. Você pode ainda colar tufos de postiços para aumentá-los, mas, segundo Theo, é preciso cautela para que a sombra do acessório não pareça olheira. “Use cola branca em quantidade mínima e prefira o look em grandes eventos noturnos”, alerta.

Vito aposta no estilo rock and roll e ensina os truques para quem pretende adotar o visual na temporada. “Basta aplicar a máscara em várias camadas até os fios ficarem grossos. Fica sexy e moderno”, ensina.