Topo

Saiba como usar o spray salino para conquistar um look "garota de praia"

Drew Barrymore, Adriane Galisteu e Jessica Biel exibem o cabelo cacheado estilo "garota de praia"  - Getty Images/AG News
Drew Barrymore, Adriane Galisteu e Jessica Biel exibem o cabelo cacheado estilo "garota de praia" Imagem: Getty Images/AG News

Tatiana Izquierdo

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 07h10

No último verão, o cabelo apareceu levemente ondulado e com uma textura mais grossa, como se tivesse acabado de sair do mar. O visual despojado, estilo garota de praia, virou moda entre as famosas e promete continuar em alta na temporada. Adriane Galisteu, Jessica Biel e Drew Barrymore são algumas das adeptas do spray salino para preparar o penteado. Durante um ensaio sensual da apresentadora, Marco Antônio de Biaggi, o cabeleireiro queridinho das celebridades, aproveitou o cenário da praia europeia para entrar no clima: criou ondas largas com babyliss e finalizou com algumas borrifadas do produto.

O spray é feito à base de água salgada e outros ativos que hidratam os fios. Para os cabelos mais finos, uma pequena quantidade já possibilita a formação de ondas. Já para os encorpados, é aconselhável o uso do difusor para um visual mais requintado. O cabeleireiro Thiago Fortes - responsável pelo visual de Sabrina Sato e pelos penteados diários de Galisteu na televisão - explica que o produto é mais indicado para as loiras. "O cabelo claro tem mais cara de praia e o spray destaca muito mais as mechas".

Lançado nos Estados Unidos, ele chegou timidamente ao Brasil e ainda são poucas as marcas que apostam na ideia. Independente disso, o cabeleireiro Rodrigo Siqueira, do MG Hair, em São Paulo, conta que o look "beach" é muito procurado no salão. "O mais bacana do visual é a praticidade. Depois de lavar os cabelos e tirar o excesso com a água, fica facil de modelar apenas com o spray e os dedos. O fio fica hidratado e sem aquele frizz de molhado que foi seco ao vento".

Como usar:

O spray pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos. "Quando úmidos, basta borrifar o spray pelo cabelo e fazer cachos com as mãos, amassando e modelando", explica Thiago. "Já nos cabelos secos, depois de uma escova lisa, você vai borrifar o 'surf spray' e finalizar os cachos com babyliss". Os ingredientes hidratantes, como vitamina B5 e extrato de algas, protegem os fios do ressecamento fazendo uma blindagem ao redor da cutícula, evitando não só a ação do sal, como do sol e do cloro da piscina.

Não pense que as morenas estão proibidas de usar o produto. Thiago explica que, por serem mais encorpados, os cabelo escuros ficam com cachos soltos e abertos. "Todas gostam de ter o efeito, mas nem sempre podemos sair do mar e ficar com os cabelos lindos", lembra.