Topo

Seios exigem cuidados especiais, mas os cosméticos não fazem milagres

Cosméticos ajudam a manter a pele hidratada; mas não espere milagres com relação a firmeza e volume - Thinkstock
Cosméticos ajudam a manter a pele hidratada; mas não espere milagres com relação a firmeza e volume Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 07h10

Os cosméticos para a área dos seios prometem mais firmeza, melhor sustentação, definição de contorno e até mais volume. Mas melhor não se iludir. De acordo com especialistas, nenhum desses efeitos é alcançado apenas com os cremes tópicos. “Não acredito nessas promessas, os cosméticos têm outros benefícios", afirma a dermatologista Fernanda Tassara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica explica que os cosméticos melhoram a textura da pele porque têm o efeito de hidratar. Também previnem a flacidez ao estimular a formação colágeno e, se tiverem ativos clareadores na formulação, tornam o tom da cútis uniforme. “Os cremes atuam na superfície cutânea, o que garante hidratação e melhora da qualidade da pele. Mas eles não têm poder de agir sobre a sustentação ou volume dessa região”, afirma a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.

E as estrias?

Hidratação já

Quatro motivos para não esquecer do hidratante
Previne o aparecimento de estrias
A textura da cútis fica mais macia e suave
A pele fica mais resistente
A área fica mais bonita e bem tratada

Esse é um problema para ser tratado em consultório, com tecnologia específica, que, aliás, tem se mostrado bastante eficaz nos últimos tempos. “No caso das estrias, os cosméticos funcionam como um complemento dos tratamentos feitos pelo médico. Eles não amenizam as estrias quando usados isoladamente, mas, claro, previnem”, ressalta Fernanda Tassara.

Sim, os cremes específicos podem ajudar a prevenir as estrias. Juliana Neiva explica que a epiderme e a derme -as duas camadas mais externas da pele- são muito finas na região dos seios, e a hidratação torna a cútis mais resistente. Assim, hidratar os seios é importante principalmente durante a adolescência e a gravidez, períodos em que a pele sofre estiramentos e a propensão a ter estrias aumenta.


FPS neles!
Como a região do colo é formada por uma pele mais fina, ela se torna mais sensível e por consequência vulnerável. Não à toa é uma das áreas que mais ‘denuncia’ a idade da mulher – eis aqui um bom motivo para redobrar os cuidados. Por ser uma área que fica exposta, exige proteção, inclusive para garantir uma textura bonita. O melhor escudo nesse caso -além de um bom hidratante- é o protetor solar. “O fato de ser uma região diretamente exposta ao sol é o principal motivo que leva ao envelhecimento. O filtro solar para essa área deve ter FPS igual ou maior que 30”, alerta a dermatologista Juliana Neiva. É preciso lembrar, no entanto, que os danos vão além do aspecto envelhecido da pele. “Os raios ultravioletas favorecem o aparecimento de manchas, além de acelerar a perda de colágeno, o que resulta em flacidez. Usar protetor solar nessa região é tão importante quanto aplicar no rosto, inclusive o produto usado para proteger a face pode ser aplicado no colo, por ser mais concentrado”, completa a médica Fernanda Tassara, do Rio de Janeiro.

De olho na fórmula

A seguir, conheça os benefícios que algumas substâncias contidas na formulação dos cosméticos podem trazer
Ácido hialurônico – hidrata e deixa a pele macia ao toque
Derivados da vitamina A, como retinol e ácido retinoico – auxiliam a renovação celular, o que melhora a textura da pele e mantém o viço da cútis
Vitaminas C e E – antioxidantes, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento
Óleos de oliva, argan e macadâmia – os óleos formam uma barreira na pele impedindo a perda de água
Ceramidas, alantoína e ureia – poderosos hidratantes
Hidroquinona, algowhite e derivados de soja – são ativos clareadores que ajudam a manter o tom da pele uniforme prevenindo manchas