Beleza

Formatura: especialistas ensinam como fazer a maquiagem durar até o fim da festa

Ian Gavan e Dave Hogan/Getty Images
É inevitável: na sua formatura você deve se emocionar e derrubar algumas lágrimas, por isso, siga os passos de Emma Watson - que não conteve a emoção na première de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" em 2011 - e invista em produtos fixadores e de longa duração para não acabar com o rosto borrado Imagem: Ian Gavan e Dave Hogan/Getty Images

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 07h30

Quem planeja sair da sonhada festa de formatura com a beleza tão intacta quanto chegou precisa abrir o olho com dois grandes inimigos da maquiagem: a pele oleosa e a desidratada. Enquanto a primeira forma uma espécie de filme de óleo que dificulta a adesão do make no rosto, a segunda rouba a água contida na fórmula dos produtos, deixando-os craquelados e esfarelando. “Daí a importância de fazer uma boa limpeza e hidratação antes de iniciar as pinceladas, ainda mais nestes dias e noites quentes, já que o calor aumenta a transpiração e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo dificultando ainda mais a fixação do make”, diz a maquiadora Juliana Rakoza, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.

Feito isso, lance mão do queridinho dos profissionais: o primer. “Superfino, transparente e elaborado com um tipo especial de silicone, ele deve ser espalhado com a ponta do dedo para criar uma película que preenche temporariamente os poros, as linhas finas e as rugas, deixando a pele lisa, uniforme e sequinha para receber o restante da pintura”, explica a maquiadora Joana D’Arc, do salão C.Kamura, em Campinas (SP). Mas economize no produto, ok? Aplique apenas nas áreas problemáticas, ou seja, no centro da testa, no nariz e nas bochechas. “Caso contrário, a base vai grudar no primer e se concentrar em alguns pontos da face, dando a impressão de que você não sabe se maquiar, usou cosmético velho ou é toda manchada”, alerta Juliana Rakoza.

Na sequência vá de base de longa duração (há opções que prometem resistir até 18 horas!), que deve ser espalhada no rosto todo com o dedo ou um pincel específico (leia-se firme e de cerda sintética, que absorve menos produto e evita que ele se acumule). Sobre as imperfeições, caso de acne, cicatriz, vasinhos ou manchas, coloque corretivo, e para fixar tanto ele quanto a base use pó compacto. “É que justamente por ser em pó, ele é livre de óleo e capaz de manter a produção protegida da oleosidade da pele e da umidade do ar por algumas horas. Também pode ser retocado sem alterar a beleza do make no caso de você transpirar demais ou ficar com o rosto muito brilhoso”, diz a maquiadora Monica Passos, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

Final feliz
Pele pronta, siga para os olhos. “Há primers especialmente criados para as pálpebras, e eles realmente são ótimos, já que a pele da região costuma ser oleosa e com o pisca-pisca faz a sombra sair do lugar e formar linhas que detonam o visual”, afirma a maquiadora Juliana Rakoza. Na falta desse primer, a especialista recomenda escolher sombra compacta e à prova d’água em vez de mousse ou creme, que são mais oleosas. Diante dessa oleosidade toda na região dos olhos, mais o risco de suar e chorar, já que festa de fim de ano e formatura são sempre embaladas pela emoção, nem precisa explicar a importância de adotar lápis e máscara para cílios também à prova d’água, certo?

“Os lábios também já têm um primer só para eles, que ainda têm a vantagem de disfarçar linhas finas e, consequentemente, evitar o visual código de barras”, avisa a maquiadora Priscila Pimenta, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Se ainda não comprou um, o truque para ajudar a fixar o batom é contornar a boca com lápis (da mesma cor do batom, sempre!. Mas se ela for mais intensa, passe o lápis também nos lábios e, por cima, batom, sendo que o mate dura mais por ser mais seco do que o cremoso).

Para arrematar, use blush mineral ou HD, sigla para “high definition”, na tradução, alta definição. “Por serem “oil free”, aderem super bem à pele, resistindo um pouco mais aos beijos do que as outras texturas do cosmético”, completa Priscila Pimenta. Se depois de todos esses cuidados você ainda ficar insegura sobre a durabilidade do seu make, arremate dando uma borrifada de água termal ou, caso prefira algo mais ‘forte’, de spray fixador de maquiagem no rosto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
Tudo Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Tudo Beleza
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog da Sah Oliveira
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Separadas no nascimento
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
Topo