Topo

Cabeleireiros revelam cores e cortes que vão fazer sucesso em 2013

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 07h10

Embora os caçadores de tendências e profissionais de beleza acreditem que o próximo ano será democrático e haverá espaço para todas as mulheres exercerem suas vontades em frente ao espelho, certas características serão adotadas e outras cairão em desuso. “Os cabelos de 2013 devem ter, obrigatoriamente, pontos de luz, que serão criados de acordo com cada pessoa e o tom natural dos fios. Chique mesmo é não saber onde começa e onde termina a mecha. São sem marcas, que têm a delicadeza do reflexo natural dos cabelos das crianças”, conta Eron Araujo, hairstylist do Blend, sintetizando o que todos os cabeleireiros antenados estão sugerindo para o próximo ano.


De acordo com Nilton Tamba, essa luminosidade criada sob medida para cada mulher - de preferência fio a fio, da raiz até as pontas - darão o tom do ano porque a grande tendência são cabelos equilibrados, clássicos e sem exageros. “É hora de dar adeus às pontas claras e raizes escuras”, reforça Tamba, que comanda o Tamba Salão Boutique. Um exemplo clássico para ilustrar são os fios da atriz Jennifer Aniston.

Corte
O novo longo não ultrapassa a linha dos seios, como os de Luana Piovani e Sandra Bullock. “O corte médio, na altura das saboneteiras, também é uma ótima opção, com franjas mais curtinhas, na altura da sobrancelha e com fios mais leves”, sugere Marcos Proença, do salão que leva seu nome. “Cheio de estilo, o médio deve ter a base arredondada, como no look atual da atriz Emma Watson”, completa. Eron reforça que as franjas vêm com tudo, principalmente com o intuito de quebrar o padrão do cabelão comprido. Jessica Biel, Liv Tyler e Isabeli Fontana já desfilam com as suas.

O médio de Flavia Alessandra é um que promete ser muito pedido no ano que dá as caras. “Vale lembrar que é preciso ter em mente o biotipo e a simetria do rosto. Por isso, este corte médio da atriz da novela ‘Salve Jorge’ faz tanto sucesso, porque muda, de forma moderna e menos radical”, diz Cristiano Torres, hairstylist do Studio W.

Para quem tem coragem de se jogar em grandes mudanças, Celso Kamura acredita nos curtos. “Cortes sem a nuca e a lateral marcadas remetem à modernidade. Com shape natural, volume igualado em toda a cabeça e desfiado. O modelador e a pomada criam diversos visuais”, sugere. Juliana Silveira e Mariana Ximenes já aderiram.

Cor
“Os castanhos iluminados continuam com tudo. Mas vale lembrar que os loiros são preferência nacional, principalmente no verão. Nesse mix de tons que prevalece, o mais importante é buscar a naturalidade. Ou seja, a cor que mais combina com o seu tom de pele”, diz o hairstylist Wanderley Nunes, do Studio W. De acordo com Eron Araujo, as cores mais indicadas para as morenas são mel, avelã e tabaco, como os adotados pelas atrizes Mila Kunis, Jennifer Lopez e Jessica Biel. Para as mais branquinhas, o dourado está em alta. “A modelo Kate Moss é uma referência eterna de cor e estilo”, diz Eron.

E por falar na modelo, Marco Antônio de Biaggi aposta no seu loiro margarine, com a raiz também colorida, para um 2013 moderno. “Quem é mais sofisticada vai desejar o loiro de Blake Lively, com quatro tons de mechas quase invisíveis”, diz. O hairstylist também aponta outro castanho desejo para quem não abre mão de ser morena: o de Kate Middleton. “O Brown será a sensação do ano porque é muito sedoso, saudável e brilhante. Para não ficar careta, aposte em mechas finíssimas caramelo, que quebram a monotonia”, completa.

Forma
Os cabelos do ano que vem terão movimento. “Os lisos, por exemplo, serão penteados com escova modelada, para dar aquele balanço saudável”, explica Celso Kamura. “Além disso, o aspecto natural vai reinar”, completa Marcos Proença. Quando o assunto é penteado, as tendências ficam por conta dos rabos de cavalos baixos e limpos, sem fios fora do lugar. As tranças serão a sensação do verão, com ar desestruturado e sem muito acabamento. “Elas poderão ser usadas em coques, centrais ou laterais, nos penteados mais elaborados”, sentencia Eron. E se você gosta de acessórios, lenços e turbantes orientais serão objetos de desejo para compor o look.

Para Marco Antônio de Biaggi, que adora lançar novas expressões, o look de 2013 será o “very undone”, ou “muito desfeito”. “Sabe o visual de quem acabou de sair da cama, mas está maravilhosa?”, descreve. Se quiser consegui-lo, faça ondas com babyliss na horizontal e pulverize xampu à seco desde a raiz. O efeito será o naturalmente bagunçado, mas milimetricamente construído.