Beleza

Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão

Priscila Tieppo

DO UOL, em São Paulo

05/02/2013 07h00

Sol, calor e pés à mostra têm tudo a ver. Mas para deixar os dedos de fora sem fazer feio é preciso alguns cuidados. Exatamente porque ficam mais expostos no verão, os pés costumam ressecar. O que fazer para deixá-los macios e sem rachaduras?

“Hidratar muito. Para potencializar o efeito do hidratante, o ideal é dormir com meias brancas de algodão para melhorar a absorção. Os princípios ideais desses cremes são silício, óleo de silicone, vitamina D, lecitina de arroz e pantenol”, afirma a dermatologista Adriana Vilarinho. Aqueles à base de ureia e de glicerina também são recomendados por dermatologistas.

 

Para manter os pés bonitos nesta época do ano o ideal é não usar lixas e dar preferência ao esfoliante, além de um hidratante próprio para esta parte do corpo. “O ressecamento pode ser evitado com hidratações contínuas e esfoliações esporádicas”, indica a dermatologista Fátima Rabay, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A esfoliação pode acontecer uma vez por semana.

A lixa deve ser evitada porque pode ter efeito contrário ao desejado. “O lixamento causa a hiperqueratose, ou seja, o organismo produz queratina em maior quantidade, fazendo com que a pele endureça”, explica a dermatologista Ana Paula Meski, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 
 
Outro fator que deixa os pés mais grossos é andar muito na areia da praia. Nestes casos, o ideal é iniciar a esfoliação semanal assim que voltar à rotina. “Enquanto estiver na praia, apenas hidrate bem os pés”, completa Ana Paula Meski.
 
Outro cuidado é importante para quem está na praia: lembrar de usar o protetor solar no dorso dos pés, para evitar queimaduras e futuras manchas causadas pelos raios solares.
 
Soluções caseiras
 
Além de usar meias brancas após passar o hidratante para potencializar o efeito, Adriana Vilarinho indica diluir meio copo de vinagre em água morna com duas gotas de lavanda e deixar o pé de molho nesta mistura de 10 a 15 minutos. Depois é só secar e hidratar. O vinagre é um excelente antisséptico e melhora o aspecto grosso dos pés.
 
Já Ana Paula Meski indica, no lugar das meias, enrolar os pés, já com o hidratante, em plásticos por cerca de 30 minutos, até a pele absorver bem o creme. 
 
Incômodos
 
Além do ressecamento, outros problemas podem aparecer com a exposição dos pés: micoses, frieiras e infecções. Para evitá-los, é recomendado não andar descalço em lugares quentes e úmidos como praias, piscinas e saunas; sempre lavar e enxugar muito bem os pés; e não retirar a cutícula, pois elas são uma proteção para as unhas e evitam novas infecções.
 
Já com relação aos sapatos, é sempre bom colocá-los para ventilar, após tirá-los dos pés, e preferir os modelos abertos e mais arejados. 
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
BBC
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Beleza e maternidade
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Da cor do Brasil
do UOL
Topo